Title: Desenho do trabalho e justiça organizacional: percepção dos militares da força aérea brasileira
Authors: Corrêa de Paula, Raphael Mamede
metadata.dc.contributor.other: Juliana, Seidl (Oriendatora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 24 Páginas
Issue Date: May-2020
metadata.dc.rights.holder: Raphael Mamede Corrêa de Paula
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: Entender como os trabalhadores de uma organização percebem as dimensões do desenho do trabalho e de justiça organizacional é fundamental para implementar melhorias na instituição. A Força Aérea Brasileira passou por uma reestruturação em 2015 que incluiu a criação do Grupamento de Apoio do Distrito Federal (GAP-DF) e então, nenhum estudo foi realizado mensurando essas variáveis nesta Organização Militar. Como objetivo geral, o estudo visou acessar como os trabalhadores do GAP-DF percebiam essas variáveis e se havia relação entre elas no seu contexto organizacional. A pesquisa foi de caráter exploratório e contou com a participação de cento e uma pessoas, sendo a maioria homens entre 35 e 44 anos. Os resultados revelaram que o desenho do trabalho influencia na percepção da Justiça do Trabalho. Os aspectos principais levantados das escalas utilizadas foram que os respondentes consideram o seu trabalho com baixa demanda física e o uso dos equipamentos é simples. Em contrapartida foi considerado que o trabalho possui uma grande variabilidade das tarefas e um alto grau de processamento de informações. Sobre a justiça no trabalho obteve se um desvio padrão considerável, o que confirma um baixo nível de consenso sobre percepção de Justiça entres os militares do GAP-DF. As principais sugestões de melhoria foram à criação de uma Seção específica para Gestão de Pessoas dentro da Divisão de Pessoal, porém sob o enfoque na Psicologia Organizacional e o Redesenho do trabalho no GAP-DF, visando uma menor variabilidade das tarefas. Por fim, ratificou se que é mister o monitoramento das dimensões que compõem o desenho bem como da aplicação de intervenções no ambiente de trabalho ao longo tempo de modo que os trabalhadores sintam-se em um ambiente de trabalho mais justo e equânime no que refere à distribuição e aos procedimentos.
Keywords: administração pública;  justiça do trabalho;  aeronáutica;  organização militar;  gestão de pessoas
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Target Audience: Interessados em Gestão Pública
metadata.dc.educational.context: 378 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5159
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raphael Mamede.pdfArquivo principal521.88 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.