Title: A responsabilidade da administração pública na terceirização de serviços
Authors: Silva, Rogelson dos Santos
metadata.dc.contributor.other: Lopes, Rodrigo Moreira (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 32 páginas
Issue Date: Aug-2019
metadata.dc.rights.holder: Rogelson dos Santos Silva
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Economia
Abstract: A Administração Pública vem cada vez mais utilizando-se da terceirização de serviço, em decorrência disso tem responsabilidades na contratação de serviços terceirizados que decorrem do contrato firmado com a empresa de prestação de serviços terceirizados. A responsabilidade da Administração Pública na terceirização de serviços tem implicações tributárias e trabalhistas. Conforme determinação legal o ente público que contrata empresa de prestação de serviços terceirizados está obrigado a proceder a retenção e o recolhimento dos tributos decorrentes do contrato de terceirização de serviço firmado por meio de retenção e recolhimento de tributos e contribuições, bem como, garantir os direitos trabalhistas e previdenciários dos empregados alocados na execução do contrato de prestação de serviço, que dar-se-á por meio de retenções de valores a serem depositados em Conta-Depósito Vinculada aberta em nome da contratada bloqueada para movimentação. A Administração Pública dispõe de mecanismos eficientes para afastar a responsabilização tributária e trabalhista decorrente do contrato de prestação de serviço. O presente trabalho dar-se-á com pesquisa bibliográfica de doutrinas, de leis e normativos que tratam do assunto, bem como, da jurisprudência decorrente dos tribunais pátrios.
Public Administration is increasingly using outsourcing services, as a result of which it has responsibilities in contracting outsourced services that result from the contract signed with the company to provide outsourced services. Public Administration's responsibility for outsourcing services has tax and labor implications. Pursuant to the law, the public entity that contracts the outsourced services company is obliged to withhold and pay the taxes resulting from the service outsourcing agreement signed through the withholding and payment of taxes and contributions, as well as to guarantee the rights. employees' labor and social security benefits allocated in the execution of the service agreement, which will be held through retention of amounts to be deposited in a Linked Deposit Account opened in the name of the contractor blocked for movement. The Public Administration has efficient mechanisms to exclude tax and labor liability arising from the service contract. The present work will be with bibliographical research of doctrines, laws and regulations that deal with the subject, as well as the jurisprudence arising from the national courts.
Keywords: terceirização;  administração pública;  direito tributário;  serviços públicos
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Direito Tributário.
Target Audience: Especialistas e interessados em direito tributário.
metadata.dc.educational.context: 368 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5083
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rogelson dos Santos Silva.pdfartigo principal422.35 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.