Title: Estratégias de capacitação para ações de infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás-GO
Authors: Gonçalves, Paulo Henrique Pires
metadata.dc.contributor.other: Quintão, Rúbia Auxiliadora Constâncio (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 15 páginas
Issue Date: Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Paulo Henrique Pires Gonçalves
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Educação e Docência
Políticas Públicas
Abstract: O Brasil está vivenciando um contexto econômico e político que tem interferido no âmbito das políticas públicas voltadas para os Municípios, com isso, pesquisadores têm se preocupado com os reflexos que podem ser ocasionados por tal contexto. Há ainda uma preocupação em fazer-se cumprir a agenda 2030 estabelecida pelo plano visando atingir metas e objetivos para um mundo melhor e sustentável. No entanto, para fazer cumprir esse plano, Gestores Municipais deverão ser capacitados para criar estratégias que relacionem os Objetivos estabelecidos no plano, com os programas desenvolvidos pelos Municípios, de forma que abordem e criem políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de um mundo melhor, associando ainda, os programas existentes junto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS. O presente projeto de intervenção tem por finalidade criar estratégias de capacitação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás para melhor aproveitamento nas ações de infraestrutura, mais precisamente nas ações direcionadas para o programa Proinfância – Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, sendo de fundamental importância a correlação dos ODS com o programa, pensando nas políticas públicas voltas para a sociedade.
Keywords: administração pública municipal;  políticas públicas;  capacitação;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS;  educação
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5046
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULO HENRIQUE PIRES GONÇALVES.docxartigo principal145.99 kBMicrosoft Word XML View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.