Title: Cidade participativa – cidade do futuro. Planejamento participativo do PPA de 2022-2025 do município de Lagoa da Prata, a luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Authors: Melo, Lucas Rafael Gontijo de
metadata.dc.contributor.other: Oliveira, Mayra Juruá Gomes de (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 23 páginas
Issue Date: Sep-2019
metadata.dc.rights.holder: Lucas Rafael Gontijo de Melo
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Abstract: Este projeto propõe o desenvolvimento de um planejamento participativo na Administração Pública Direta do Município de Lagoa da Prata subsidiado pela localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como instrumento de articulação e organização do processo de elaboração do PPA 2022 – 2025. O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento das ações governamentais em prol do interesse público, com destaque para o aprofundamento do processo participativo como condição prévia para consolidação da democracia. É uma iniciativa que está inserida no contexto de planejamento da administração pública local a partir da incorporação da Agenda 2030, no planejamento Municipal. Portanto os objetivos propostos pelo projeto consistem em construir mecanismos de sensibilização da administração pública por meio da localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que permita viabilizar a construção de agendas de participação social que possam contribuir com a elaboração do PPA 2022 – 2025.
Keywords: planejamento governamental;  Plano Plurianual;  participação social;  desenvolvimento sustentável;  administração pública municipal
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5031
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS RAFAEL GONTIJO DE MELO.docxartigo principal77.23 kBMicrosoft Word XML View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.