Title: Estratégia de capacitação junto aos técnicos do coletivo de planejamento da prefeitura municipal de Parauapebas – PA, como multiplicadores de conhecimento sobre a Agenda 2030
Authors: Silva, Luciana Cristina da
metadata.dc.contributor.other: Quintão, Rubia (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 28 Páginas
Issue Date: 19-Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Luciana Cristina da Silva
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Infraestrutura
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Abstract: Objetivou-se com esse estudo, propor um projeto de intervenção com foco no mapeamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS nas iniciativas/ações do Plano Plurianual - PPA 2018-2021 do Município de Parauapebas localizado no Estado do Pará, por meio da capacitação dos técnicos que compõem o coletivo de planejamento. Os ODS são indivisíveis e transversais podendo ser uma importante ferramenta de gestão que podem ser utilizados como diretrizes para a formulação e monitoramento de políticas públicas no âmbito das três dimensões da sustentabilidade: ambiental, social e econômico, mitigando a setorialidade entre órgãos, mediante transversalidades dos Objetivos. Dessa forma, faz-se necessário o conhecimento da Agenda 2030 e os ODS, para realizar a identificação nas iniciativas de políticas públicas nos instrumentos de planejamento, bem como o seu aperfeiçoamento. Nesse contexto os ODS, aparecem como um aliado do desenvolvimento sustentável, com a finalidade de melhor alocação dos recursos, análise nas formulações das políticas públicas e sensibilização dos órgãos e melhor qualidade de vida da população. Conclui-se que o mapeamento dos ODS no PPA, aparece como uma opção de suma importância em busca da sustentabilidade, benefícios a população e servidores mais conscientes e maior sinergia entre os órgãos.
Keywords: infraestrutura;  Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS;  plano plurianual;  desenvolvimento sustentável;  políticas públicas
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.;  09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4996
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA CRISTINA DA SILVA.pdfArquivo principal1.1 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.