Title: Plano de revitalização da rua Tapajós – Guarulhos – SP - com base no conceito de ruas completas
Authors: Tani, Kátia Ayumi
metadata.dc.contributor.other: Sandim, Tatiana (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 34 Páginas
Issue Date: 19-Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Kátia Ayumi Tani
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Gestão Pública
Abstract: A conservação dos espaços públicos é um desafio constante para a administração pública. E muitos desses espaços encontram-se degradados e necessitam passar por processos de revitalização. O projeto de intervenção proposto neste trabalho, que se limita a uma rua comercial localizada em Guarulhos - SP, cidade com quase um milhão e meio de habitantes e que faz parte da maior região metropolitana do país, busca se utilizar dos conceitos de Ruas Completas para sua elaboração. O planejamento urbano tradicional, bem como a ação do poder público, com frequência trata a questão da revitalização de espaços públicos de maneira tecnocrática. Nos casos de intervenções em ruas, geralmente se priorizam os carros ao invés dos pedestres, ou nos casos em que se verifica a possibilidade de proibir o tráfego de veículos em determinadas vias, essas são transformadas em calçadões que nem sempre são a solução desejada pelos usuários. A metodologia para a elaboração de projetos que adotam o conceito de Ruas Completas exige um processo participativo que não se encerra com a execução das obras de intervenção, e o que se busca é desenvolver espaços de convivência harmônica entre pessoas de diversas idades e condições de mobilidade, mas priorizando soluções sustentáveis. A avaliação do projeto executado, bem como seu monitoramento é essencial para a garantia da conservação desses espaços que podem ser adequados ao longo do tempo conforme as transformações que são inerentes às dinâmicas das grandes cidades.
Keywords: planejamento urbano;  espaço público;  desenvolvimento sustentável;  mobilidade urbana;  revitalização;  infraestrutura
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.;  11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4983
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kátia Ayumi Tani.pdfArquivo principal1.42 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.