Title: Revista Brasileira de Inteligencia, v. 1, n. 1, dez. 2005
Authors: Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)
Publisher: Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)
Endereço Eletrônico: http://www.abin.gov.br/revista-brasileira-de-inteligencia/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Periódico/Revista
metadata.dc.description.physical: 98 páginas
Issue Date: Dec-2005
metadata.dc.rights.holder: Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Administração Pública
Política Externa
Abstract: A Revista Brasileira de Inteligência (RBI) é uma publicação anual da Escola de Inteligência (Esint) da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Busca estimular o estudo, o debate e a reflexão acerca de temas da atualidade relacionados com a atividade e a disciplina de Inteligência. A RBI aceita a participação de autores acadêmicos e profissionais, cujos trabalhos tratem de questões teóricas e práticas de Inteligência, sob a perspectiva das ciências sociais aplicadas, humanas, naturais e tecnológicas.
Keywords: serviço de inteligência;  segurança nacional;  defesa nacional;  direito internacional;  democracia;  ética;  filosofia do direito;  pesquisa;  informação;  história
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: ISSN 1809-2632 versão impressa
ISSN 2595-4717 versão online
Sumário: Editorial: A Inteligência e os desafios internacionais de segurança e defesa - Lúcio Godoy ... 7 / O controle da atividade de Inteligência: consolidando a democracia - Joanisval Brito Gonçalves ... 15 / A atividade de Inteligência e o direito internacional - Hélio Maciel de Paiva Neto .... 33 / General Vernon Walters: gosto por subterrâneo - Frank Márcio de Oliveira .... 45 / Ética profissional na atividade de Inteligência: uma abordagem jusfilosófica - Osiris Vargas Pellanda .... 53 / Papel da pesquisa corporativa para a atividade de Inteligência - Wallace Marques Dias .... 69 / A importância do conhecimento apreciação para a antecipação de fatos - Antônio Cláudio Fernandes Farias ..... 77 / Resumos: Terrorismo: tragédia e razão - Antônio Carlos Peixoto, por Carolina Souza Barcellos .... 81/ História secreta dos serviços de Inteligência: origens, evolução e institucionalização - Raimundo Teixeira de Araújo, por Regina Marques Braga Farias ... 85 / Caso Histórico: A carta forjada .... 91 /
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4642
Appears in Collections:Revista Brasileira de Inteligência - RBI
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBI-1-2005.pdf837.73 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.