Title: Guia de Facilitadores - Design Thinking e Design Sprint no Serviço Público
Authors: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.contributor.other: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Manual/Modelo
metadata.dc.description.physical: 58 p.
Issue Date: Oct-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Inovação
Metodologias de Aprendizagem
Abstract: O presente guia é resultado do esforço conjunto de pessoas apaixonadas pela inovação e busca contribuir para a geração de capacidades estatais por meio da estruturação e disseminação de abordagens e métodos inovadores que promovam um olhar mais empático, criativo e ágil na atuação do setor público brasileiro. Esse material faz parte do Kit de Ferramentas do primeiro Curso de Facilitadores em Design Thinking e Design Sprint da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ministrado pelo Setec Consulting Group por meio da parceria firmada com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O conteúdo deste guia é destinado a gestores, profissionais do setor público, equipes de laboratórios de inovação e estudantes de todas as áreas que possuem o objetivo de atuar como facilitadores e agentes de mudança para melhoria de serviços públicos.
Keywords: inovação;  design thinking;  design sprint;  facilitação;  facillitadores;  guia
Target: Esse material associa conceitos e ferramentas do Design Thinking com práticas e métodos inspirados no pensamento ágil para lhe ajudar a compreender, planejar, organizar e conduzir sessões de Design Sprint para acelerar o processo de inovação com técnicas que podem ser aplicadas ao setor público de uma forma versátil, adaptada a cada tipo de desafio e à disponibilidade de recursos. Esse guia deve ser utilizado com o Kit de Ferramentas, que possui uma lista com todos os modelos para as atividades práticas, e com o Modelo de Workshop, que serve como suporte ao facilitador nas atividades que iremos explorar neste material.
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4501
Appears in Collections:Projetos de Inovação do GNOVA
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.