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Título: Grupo informativo multidisciplinar em pré-operatório de cirurgia cardíaca: a informação e a multidisciplinariedade no hospital terciário como contribuição à qualidade e à humanização no atendimento público de saúde
Autor(es): Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras (INCL)
Resumo: A informação, através da Educação em saúde, é elemento básico para que o cidadão possa ser participante ativo do processo de busca de maior qualidade de vida, através do tratamento oferecido. Entretanto, a dificuldade de acesso ao sistema, a falta de vagas e o tempo de espera por uma cirurgia cardíaca são fatores tão emergenciais no setor, que o direito à um sistema de transmissão sistemática de informação sobre o tratamento nem sempre é levado em conta no pré-operatório. Portanto, na busca de um atendimento mais humanizado ao paciente e seus familiares, torna-se importante não perder de vista que o cidadão que procura o hospital traz uma complexidade que alia a doença a uma série de variáveis a serem vistas além do lado clínico, o que demonstra a necessidade de uma proposta multidisciplinar que possa oferecer informações sobre o processo a ser vivenciado no pré e pós-cirúrgico, de forma a oferecer um tratamento ainda melhor
Palavras-chave: Educação em saúde;  Cirurgia cardíaca;  Informação em saúde;  Atendimento ao cidadão
Objetivo: Oferecer informações de pré e pós-operatório, através da dinâmica de Grupo Informativo multidisciplinar semanal, ao paciente internado para cirurgia cardíaca no INCL e seus familiares próximos; privilegiar a participação efetiva do paciente na luta pela reconquista de sua saúde, através do esclarecimento sobre o processo a ser vivenciado. contribuir para diminuir, entre os pacientes e familiares, a ansiedade e o stress dos período que antecedem à cirurgia. oferecer um espaço de troca, de forma que os pacientes e familiares possam falar de suas dúvidas e experiências quanto à doença e pré-operatório
Público alvo: Servidores públicos
Data: Mar-2003
Data de início: 2000-01
Data de finalização: 2002-07
Descrição física: Número de páginas: 4 p.
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 7º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Ruth Mary Alves Torea Otero e Lourdes Alexandrina de C. Neves

Ações premiadas no 7º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão - 2002

Áreas temáticas: atendimento ao usuário; atendimento ao cidadão
Tipo: Relato de Experiência
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
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Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2001 a 2005 (6ª a 10ª edição)

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