Title: Mercado de trabalho e Bolsa Família: políticas de emprego e inserção laboral dos beneficiários do Distrito Federal (2015-2018)
Authors: Silva, Gleiciane Marcelino da
metadata.dc.contributor.other: Cardoso Jr., José Celso (Orientador)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 98 páginas
Issue Date: 2019
metadata.dc.rights.holder: Gleiciane Marcelino da Silva
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Políticas Sociais
Abstract: A discussão em torno das relações do mercado de trabalho com a pobreza e a desigualdade social é de suma importância para a busca da melhoria das condições de vida da população pobre e para o desenvolvimento social do Brasil. O objetivo desse trabalho é apresentar as condições de inserção laboral de um grupo de beneficiários do Programa Bolsa Família no DF, apontar as principais dificuldades enfrentadas para se conseguir uma vaga no mercado de trabalho formal e analisar o papel dos mecanismos de inserção laboral na inclusão das pessoas inscritas no cadastro único e bolsa família, ou seja, os mais vulneráveis do ponto de vista da renda. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com 20 beneficiárias do PBF em três regiões administrativas dos grupos socioeconômicos mais vulneráveis do DF. Os dados mostraram que a maioria dos entrevistados está desempregada ou em condições precárias de inserção laboral e que os principais entraves apontados pelos beneficiários foram a falta de vagas no mercado formal e ausência de vagas em creches para deixarem os filhos. Aliado a esse diagnóstico verificou-se que as políticas de emprego implementadas no DF não têm alcance suficiente entre os mais pobres e pouco contribui para a inserção laboral dessa parcela da população.
Keywords: inserção laboral;  mercado de trabalho;  desemprego;  desenvolvimento social;  programa social;  Programa Bolsa Família
metadata.dc.educational.context: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Sustainable Development Objectives (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.;  10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4340
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Gleiciane Marcelino da Silva.pdf945.55 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.