Title: Curso: Business Intelligence para Gestores Públicos: Teoria e Prática
Authors: Santos, Orlando Oliveira dos
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apresentação/Slides
Programa
metadata.dc.description.physical: 1. Programa do Curso: Documento em PDF, 6 páginas, contendo as informações sobre o curso.
2. Apresentação: Documento em PDF, 90 páginas, contendo a apresentação das aulas 1 a 13.
Issue Date: Jul-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governo Digital
Tecnologia da Informação e Comunicação
Abstract: Programa do curso contendo objetivo, ementa, metodologia de ensino e avaliação. Plano de aula, referências bibliográficas e currículo do professor. Slides referentes às aulas de 1 a 13.
Keywords: gestão de projetos;  inteligência de negócios;  business intelligence;  tomada de decisão;  ciência de dados;  taxonomia;  modelagem estatística;  estatística
Target: O curso aplicado de Bussiness Intelligence para Gestores Públicos consiste em um treinamento teórico e prático a ser realizado com o objetivo de preparar os servidores para concepção, gerenciamento, produção, manutenção e utilização de soluções de apoio a tomada de decisões.
Target Audience: O público-alvo é composto por integrantes da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG que necessitem de aprovação em cursos de Aperfeiçoamento para fins de promoção profissional, conforme determinação da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia; e de integrantes das Carreiras de Analista de Planejamento e Orçamento – APO, Analista de Comércio Exterior – ACE, Auditor Federal de Finanças e Controle – AFFC, Analista de Infraestrutura – AIE, Analista Técnico de Políticas Sociais – ATPS, Analista em Tecnologia da Informação - ATI, Especialista em Regulação - ER, Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB), Procurador da Fazenda Nacional (PFN) e Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA (TPP).
metadata.dc.educational.context: Aulas expositivas de introdução conceitual dos temas relacionados ao conteúdo teórico previsto usando apresentação de slides e tutoriais. Aulas práticas para aplicação dos conhecimentos teóricos para o desenvolvimento de soluções de BI, em Laboratório de Informática, utilizando a ferramenta de BI (Software Qliksense Desktop Gratuito).
Sustainable Development Objectives (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4197
Appears in Collections:Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2019
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Programa - BI para gestores.pdfPrograma do Curso - Business Intelligence para Gestores Públicos: Teoria e Prática249.82 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
BUSSINESS INTELIGENCE PARA GESTORES - Completo.pdfSlides utilizados nas aulas de 1 a 13.2.65 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.