Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4178
Title: Um modelo de gestão sustentável de parque linear para ser implantado no ribeirão fortaleza, em Blumenau, SC
Authors: Camargo, Aparecida de
Mercante, Bernardo (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 70 páginas
Issue Date: 31-May-2019
metadata.dc.rights.holder: Aparecida de Camargo
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: O presente trabalho trata de um plano de intervenção no Ribeirão Fortaleza, em Blumenau, Santa Catarina (SC), e tem como objetivo a criação de um modelo de gestão sustentável para parques lineares. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica abordando as problemáticas ambientais, sociais e urbanas que envolvem as áreas de fundos de vale. Com relação ao objeto de intervenção, apresentamos um recorte espacial e seu público alvo, embasados em um levantamento de dados secundários do Estudo de Concepção do Parque Linear do Ribeirão Fortaleza, fornecidos pelo município de Blumenau. O diferencial neste plano de intervenção é o desenvolvimento de uma estrutura analítica do projeto, uma EAP, que irá formatar o modelo de gestão sustentável para se implantar o parque. Pretende-se com isto oferecer subsídios para a prefeitura municipal de Blumenau (PMB) implantar parques lineares nos fundos dos vales urbanos. Dessa forma acredita-se que estaremos salvaguardando os ribeirões da cidade.
Keywords: administração pública;  infraestrutura;  planejamento urbano;  inclusão social;  desenvolvimento sustentável
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Target Audience: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
metadata.dc.educational.context: 400 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4178
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Aparecida de Camargo.pdf2,21 MBAdobe PDFView/Open