Title: Oficinas de pesquisa em bases de dados e gerenciamento de referências
Authors: Scarabuci, Marcelo Augusto Dias
Silva, Luciana Setubal Marques da
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apresentação/Slides
Issue Date: May-2019
metadata.dc.rights.holder: Marcelo Augusto Dias Scarabuci
Luciana Setubal Marques da Silva
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Métodos de Pesquisa. Métodos Estatísticos
Abstract: A oficina proposta tem por objetivo promover a prospecção e difusão do conhecimento sobre gestão pública, por meio da capacitação de seus alunos, professores e servidores para a pesquisa em bases de dados e para a gestão das bibliografias utilizadas. A Biblioteca da Enap disponibiliza acesso a bases de dados, que abrangem diversas áreas do conhecimento, com foco em administração pública. A Enap tem acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, que oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de mais de 21.500 revistas nacionais e estrangeiras, e 126 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Além disso, a Biblioteca da Enap também assina as bases ABI/Inform e Ebook Central da empresa Proquest, que traz revistas acadêmicas, e-books, relatórios e outras publicações. As técnicas e conhecimentos transmitidos na oficina, ajudam o aluno a navegar e fazer pesquisas nessas bases citadas e outras que seguem o mesmo padrão de busca, como o catálogo online da Biblioteca, o Repositório Institucional da Enap e o próprio buscador Google. Na oficina de gerenciamento de referências será apresentado o software gratuito Mendeley, um gerenciador de bibliografia, que permite sincronizar toda a bibliografia virtualmente, aperfeiçoando a administração de trabalhos acadêmicos, documentos e materiais de pesquisa, na medida em que indexa e organiza todos os arquivos, criando sua própria biblioteca. Sua comunidade é composta por 3 milhões de usuários e dispõe de uma base de dados com mais de 100 milhões de referências. Desde 2013, pertence ao grupo editorial Elsevier. De modo geral, a oficina pretende contribuir para o aprimoramento da capacidade de pesquisa dos alunos e professores da Enap, no debate sobre gestão pública na realidade brasileira e subsidiar avanços nas pesquisas realizadas no contexto da instituição e do serviço público. A oficina configura-se, portanto, como prática de disseminação de conhecimentos, e promoverá o melhor uso desses recursos ofertados.
Keywords: pesquisa;  bases de dados;  metodologia de pesquisa;  fonte de informação;  bibliografia;  software
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4120
Appears in Collections:Oficinas / Workshops
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 Pesquisa em bases de dados ENAP - apresentação oficina 13052019.pptPesquisa em bases de dados1.11 MBMicrosoft Powerpoint View/Open
Metodologia de Pesquisa - apresentação oficina 15052019.docGerenciamento de Referências33 kBMicrosoft Word View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.