Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4088
Title: Módulo 1 - Introdução à gestão de riscos: estruturas de gerenciamento e bases normativas
Authors: Miranda, Rodrigo Fontenelle de Araújo (conteudista, 2019)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Módulo Completo
metadata.dc.description.physical: 16 p.
Issue Date: 2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Governança
Abstract: No contexto governamental, os riscos podem ter impactos de grande escala. A capacidade de antevê-los, de identificá-los, de analisá-los e de elaborar um planejamento de respostas contundente, depende significativamente da percepção das pessoas, que precisam desenvolver um olhar aguçado sobre o contexto ou realidade em que se inserem. Pensando nisso, o curso tem como objetivo capacitar pessoas para aplicar as noções de gestão de riscos no contexto do setor público.
Keywords: riscos;  gestão;  gerenciamento;  administração pública
Target: O objetivo do curso é capacitar técnicos e dirigentes públicos para a implementação da gestão de riscos nos órgãos e entidades da administração pública. Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de: Identificar os conceitos e componentes de uma estrutura de gestão de riscos aplicáveis à administração pública. Conhecer a estrutura e os componentes do COSO ERM que possibilitarão a identificação, análise e resposta aos riscos. Aplicar a Planilha Documentadora utilizada na metodologia de gerenciamento de riscos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
Target Audience: O curso Gestão de Riscos no Setor Público destina-se a servidores públicos, técnicos e dirigentes públicos, para a implementação da Metodologia de Gerenciamento de Riscos, no contexto do Modelo desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão MP, (Política, Instâncias de Supervisão, Metodologia e Solução Tecnológica). Servidores públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral estão autorizados a realizar o curso.
metadata.dc.educational.context: Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual Enap, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. O curso possui carga horária de 20 horas, com duração de 3 semanas. Considerando o conteúdo do curso, distribuído em 3 módulos, e as atividades a serem realizadas, sugere-se que você se dedique aos estudos, em média, 6,5 horas por semana. Reforça-se a importância dessa indicação para que todas as atividades possam ser cumpridas com qualidade, atingindo-se, assim, os objetivos propostos dessa capacitação. Os recursos utilizados serão: Check List: ferramenta que permite ao participante listar seus progressos nas atividades realizadas; Glossário: ferramenta semelhante a um dicionário que contém uma lista de termos e definições; Biblioteca: recurso disponível com leituras referentes aos temas do curso. Dentre eles, constam: o conteúdo do curso para impressão e material complementar; Conteúdos disponíveis em livro: ferramenta que oferece conteúdos interativos com o intuito de propiciar uma aprendizagem mais dinâmica; Exercícios avaliativos: disponíveis em formato de questionário; Avaliação de Satisfação com o Curso: estratégia de coleta de opiniões do participante, visando ao aperfeiçoamento de ações educacionais ofertadas
Sustainable Development Objectives (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4088
Appears in Collections:Escola Virtual: Governança e Gestão de Riscos

Files in This Item:
File SizeFormat 
Modulo 1-Estruturas de Gerenciamento e Bases.pdf944,85 kBAdobe PDFView/Open