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Title: Agir comunicativo nas ações de educação fiscal: enfrentando os desafios da modernidade na promoção da solidariedade social
Authors: Martins, Maria do Carmo
Baltazar, Antonio Henrique Lindemberg (Orientador)
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 118 p.
Issue Date: 2011
metadata.dc.rights.holder: Maria do Carmo Martins
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Fiscalização e Controle
Políticas Sociais
Abstract: A presente monografia busca analisar as possibilidades de abordagens nas ações de Educação Fiscal baseadas na Teoria do Agir Comunicativo de Habermas de modo a contribuir para a promoção da solidariedade social. Pretende-se analisar em que medida a atuação dos agentes de Educação Fiscal pode dotar a sociedade de instrumentos que contribuam para se para fazer frente ao individualismo crescente e à desigualdade de nossas relações sociais, frutos do ideário neoliberal, na promoção da solidariedade social a partir da conscientização acerca do valor sócio-econômico dos tributos e da necessidade da participação social para uma correta aplicação dos recursos públicos.
Keywords: educação fiscal;  desenvolvimento social;  solidariedade social;  cidadania
Target Audience: Trabalho apresentado à Escola de Administração Fazendária – ESAF como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Educação Fiscal e Cidadania.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4038
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