Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4032
Title: O sigilo fiscal: legitimados a obter informações fiscais diretamente da administração tributária
Authors: Batista, Julio Mario de Oliveira
Reis, Ana Maria Ribeiro dos (Orientador)
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 55 p.
Issue Date: 2012
metadata.dc.rights.holder: Julio Mario de Oliveira Batista
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Accountability. Prestação de contas
Administração Pública
Abstract: O presente estudo tem como objetivo examinar o instituto do sigilo fiscal à luz do ordenamento jurídico brasileiro, identificando as seguintes situações: permissão da divulgação de dados fiscais; permissão da transferência de dados fiscais; e quais entes são legitimados a obter dados fiscais diretamente da Administração Tributária. O trabalho parte da evolução histórica do sigilo no Brasil, apontando a legislação de regência, conceito, estrutura e fundamento do sigilo fiscal. Aborda a questão do sigilo fiscal em relação ao sigilo de dados na condição de garantia constitucional, decorrente da proteção à intimidade e à vida privada, consubstanciada nos incisos X e XII do art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, e como se processa a ponderação de princípios para solução do caso concreto.
Keywords: sigilo fiscal;  administração tributária;  direito tributário
Target: Trabalho de conclusão do curso apresentado junto ao Curso de Pós-Graduação em Direito Tributário da Escola de Administração Fazendária, como requisito à obtenção do título de Especialista.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4032
Appears in Collections:Monografias Esaf

Files in This Item:
File SizeFormat 
arquivo.2014-08-06.4910275097213,05 kBAdobe PDFView/Open