Title: A educação fiscal na rede pública de ensino do Distrito Federal: realidade e perspectivas
Authors: Silva, Valcir Alves da
metadata.dc.contributor.other: Carvalho, Olgamir Francisco de (Orientadora)
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 43 p.
Issue Date: 2010
metadata.dc.rights.holder: Valcir Alves da Silva
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Administração Pública
Metodologias de Aprendizagem
Políticas Públicas
Abstract: O Programa de Educação Fiscal já foi implementado em todas às unidades da Federação brasileira, assumindo em cada uma delas, a sua especificidade. No caso do Distrito Federal, ao longo da sua institucionalização desde 1998, tem se percebido poucos resultados práticos, não obstante o corpo docente já ter sido contemplado com razoável material didático-pedagógico acerca da temática “educação fiscal”. Observa-se que são tímidas as ações práticas em sala de aula e, escassos os projetos a serem implantados nas escolas da rede pública de ensino. Neste contexto, e preocupados com o lapso de tempo já decorrido, bem como o dispêndio de recursos humanos e financeiros, optamos por realizar um estudo, com professores pertencentes a essas escolas, procurando identificar fatores, que pudessem nos acenar com possíveis indicativos do que realmente está ocorrendo e, consequentemente, apontar também, quais os caminhos a tomar com a finalidade de reverter esta situação. Os resultados da pesquisa apontam: a necessidade de uma maior ênfase na formação do corpo docente no que diz respeito à transversalidade; maior envolvimento da direção e demais instâncias superiores da rede pública de ensino do Distrito Federal no tocante às ações relacionadas à temática “Educação Fiscal” e; o contínuo acompanhamento de atividades e projetos desenvolvidos no âmbito da escola, pelo Grupo de Educação Fiscal – GEF/DF.
Keywords: educação fiscal;  rede pública;  currículo;  ensino;  educação tributária;  cidadania
Target: Trabalho apresentado à Diretoria de Educação da Escola de Administração Fazendária – ESAF, como requisito para obtenção do grau de Especialista em Educação Fiscal e Cidadania.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3962
Appears in Collections:Monografias Esaf
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valcir Alves D asilva.2164734588209.95 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.