Title: Educação fiscal como instrumento na conservação do patrimônio público: estudo de caso em uma escola municipal de Manaus - AM
Authors: Espirito Santo, Valéria Laborda Izel do
metadata.dc.contributor.other: Nascimento, Edson Ronaldo do (Orientador)
Pialarissi, Décio Rui (Coorientador)
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 81 p.
Issue Date: 2010
metadata.dc.rights.holder: Valéria Laborda Izel do Espírito Santo
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Administração Pública
Desenvolvimento Regional
Políticas Econômicas
Políticas Sociais
Abstract: O estudo objetivou analisar o projeto “Construindo Cidadania”, desenvolvido na Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, na cidade de Manaus – AM, enquanto ferramenta para a implantação do PNEF na escola e se esta implantação contribuiu para a mudança de postura da sua comunidade escolar quanto à conservação e valorização do patrimônio público. O presente estudo justificou-se pela necessidade de investigar o resgate da educação dos valores necessários ao pleno exercício da cidadania, uma vez que a Educação Fiscal subsidia essa reflexão sobre o papel do aluno no mundo, sua responsabilidade sobre o que é seu e de sua comunidade, por meio da construção de conceitos básicos como cidadania, ética, controle social dos tributos, bem-estar social, através de sua aplicação como Tema Transversal nas diversas disciplinas, de forma interdisciplinar. O estudo foi realizado através de pesquisa de campo, utilizando-se de questionários semi-estruturados para a obtenção dos dados necessários ao estudo, com uma análise qualitativa desses dados obtidos. Evidenciou-se ao final que quando há envolvimento do poder público, tais projetos são ferramentas importantíssimas para que haja aprendizado significativo das temáticas tratadas pela Educação Fiscal junto aos alunos, fazendo com que haja o despertar de sua consciência fiscal, permitindo com que passem a assumir, então, seus papéis de cidadãos na sociedade em que vivem.
Keywords: educação fiscal;  aprendizado significativo;  cidadania;  patrimônio público;  projeto social;  Manaus
Target: Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção do título de Especialista em Educação Fiscal e Cidadania da Escola de Administração Fazendária (Esaf).
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3961
Appears in Collections:Monografias Esaf
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valéria Laborda.21379119023.63 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.