Title: Apuração do incidente de responsabilidade tributária no âmbito do processo administrativo fiscal
Authors: Zacarias, Ester dos Santos
metadata.dc.contributor.other: Costa, Alexandre Araújo (Orientador)
Santana, Gilsely Bárbara Barreto (Coorientadora)
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Universidade de Brasília (UnB)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 62 p.
Issue Date: 2010
metadata.dc.rights.holder: Ester dos Santos Zacarias
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão Pública
Orçamento e Finanças
Abstract: O fio condutor deste trabalho é perquirir em qual ciclo de positivação do Direito Tributário deve se dar a constituição da relação jurídica tributária entre o Estado e os responsáveis. Indaga-se se a constituição dessa relação jurídica deve se dar no âmbito do processo administrativo fiscal, na ocasião em que ocorre o fato jurídico tributário e que é introduzida no ordenamento a norma individual e concreta do lançamento; se por ocasião da emissão da certidão da dívida ativa, ou no âmbito do processo executivo, pela decisão do redirecionamento da ação de cobrança, como vem admitindo os tribunais superiores. Demonstra-se, principalmente com a utilização do método dedutivo, os princípios sobre os quais se assenta a jurisprudência do STJ para a decisão de redirecionamento da ação de cobrança, e os reflexos significativos sobre o ônus da prova que recaem à Fazenda exeqüente caso a apuração de responsabilidade seja apurada no âmbito do processo executivo. A conclusão que se extrai desse trabalho é de ser imprescindível para um processo administrativo regular no qual se busque a correta subsunção da lei ao fato em concreto, que sejam identificados os responsáveis, com a garantia da efetiva segurança jurídica aos administrados. Dessa forma, a inscrição da dívida ativa estará respaldada no processo administrativo com observância de princípios positivados em nosso sistema constitucional, permitindo que o Estado, comprometido com a efetivação dos direitos e garantias sociais, tenha uma arrecadação eficiente e justa.
Keywords: direito tributário e financeiro;  processo administrativo;  sonegação fiscal;  execução fiscal
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3948
Appears in Collections:Monografias Esaf
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTER DO SANTOS.2131006381156.38 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.