Title: As Iniciativas de Impacto Social das Loterias
Authors: Kimura, Herbert
Publisher: Prêmio SEAE de Loterias - 2017
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 40 p.
Issue Date: 2017
metadata.dc.rights.holder: Herbert Kimura
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Econômicas
Abstract: As loterias constituem importante instrumento para desenvolvimento social, não somente pelos volumes dos recursos gerenciados e pelo número de empregos diretos gerados, como também pelas iniciativas sociais que financia. O objetivo do estudo é ilustrar os diversos benefícios advindos da responsabilidade social corporativa das loterias. Neste contexto, o financiamento de obras públicas e de projetos ligados à educação, à saúde, à segurança e ao esporte têm impactos duradouros para a sociedade. Além disso, o conceito de loteria pode ser utilizado em políticas públicas e no desenvolvimento de produtos. Neste estudo, por meio de uma análise descritiva e crítica, são destacados alguns instrumentos que exploram o conceito de loteria e que permitem, por exemplo, o gerenciamento da oferta e da demanda por medicamentos, o licenciamento para uso de bens públicos e o financiamento de projetos de elevado grau de risco. O estudo contribui ainda para ampliar a comunicação ao público sobre os impactos sociais das loterias. São apresentadas diversas iniciativas de cunho social para as quais as loterias contribuem, considerando desde dimensões amplas como educação, que afeta toda a sociedade, até projetos propostos por organizações voltadas a solução de problemas ou desafios intrínsecos de uma determinada comunidade. Finalmente, sugere-se que as loterias disseminem mais suas informações, mostrando seus impactos em iniciativas específicas e tornando, consequentemente, sua importância social mais evidente à população.
Keywords: loteria;  responsabilidade social;  impacto social;  políticas públicas;  risco
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Tema 2 . Aspectos de Responsabilidade Social Corporativa das Loterias - Menção Honrosa
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3796
Appears in Collections:Prêmio SECAP de Loterias
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
t2-mh-herbert-kimura-029.pdfAs Iniciativas de Impacto Social das Loterias20.43 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.