Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3679
Título: Seminário: O Sistema de Registro de Preços e seu uso como instrumento de gestão pública
Autor(es): Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Apresentação/Slides
Descrição física: 2 apresentações em slides
Data: 20-Mai-2016
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Compras Públicas. Logística Pública
Resumo: O evento trata do planejamento, do julgamento da licitação e da gestão da ata e do contrato de registro de preços, com enfoque para os procedimentos e o passo a passo a serem observados pelos órgãos gerenciador, participante e não participante (carona), assim como os cuidados na instrução e justificativa dos processos. O seminário foi ministrado pelo professor e procurador-chefe da Procuradoria Federal na Enap, Rafael Oliveira, e pelo também professor da Enap e procurador-federal da Advocacia-Geral da União (AGU), Daniel Barral. Na ocasião, foram apresentadas boas práticas e procedimentos para respaldar e auxiliar os agentes envolvidos nos procedimentos de registro de preços. O Sistema de Registro de Preços (SRP) é uma eficiente ferramenta para a gestão das contratações públicas e exige do servidor público conhecimento das peculiaridades e polêmicas que envolvem esse sistema. No seminário será abordado o SRP como um mecanismo para toda a Administração Pública federal, estadual e municipal. O Decreto federal nº 7.892/13, alterado pelo Decreto nº 8.250/14, será adotado como referência normativa para a exposição. Terão destaque as novidades do recente decreto, suas repercussões, bem como os entendimentos do Tribunal de Contas da União (TCU).
Palavras-chave: licitação;  compras públicas;  sistema de registro de preços;  gestão pública
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3679
Aparece nas coleções:Seminários Nacionais