Title: Barragem subterrânea: promovendo acesso e usos da água no Semiárido brasileiro
metadata.ods.dc.contributor.author: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Contact: Maria Sonia Lopes da Silva
E-mail: sonia.lopes@embrapa.br; andre.amaral@embrapa.br
Telefone: (81) 99815 2429/ 3198 7800 / 3298 7800/ 3198 7810
Endereço: Rua Antônio Falcão, 402. Boa Viagem. Recife/PE.
Deployment Site: Local de implantação::Nordeste
Start Date of Deployment: 29-May-2008
Award date: 2018
Objective: • Principal Captar e armazenar a água da chuva para usos múltiplos; • Secundários 1. Criar e /ou elevar e manter o nível do lençol freático; 2. Contribuir com a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras; 3. Aumentar o acesso e usos da água de chuva para a exploração agrícola e para o consumo humano e animal; 4. Contribuir com a sustentabilidade e resiliência dos agroecossistemas de base familiar às adversidades do clima semiárido; 5. Contribuir com a inclusão socioprodutiva das famílias agricultoras; 6. Contribuir com a erradicação da fome e da miséria.
Abstract: A Embrapa Solos realiza pesquisas e acompanha a tecnologia de barragens subterrâneas no semiárido brasileiro, desde 2008. A prática representa um importante instrumento de convivência com a seca para a população sertaneja das comunidades nos municípios de Canudos (BA), São José da Tapera e Santana do Ipanema (AL), Serra Talhada (PE), Solânea (PB), Doutor Severino (RN), Crato (CE) e Simplício Mendes (PI). A barragem subterrânea é uma estrutura hidráulica que objetiva barrar e/ou interceptar a água da chuva, a partir da construção de uma parede dentro do solo no sentido transversal à descida das águas, contribuindo para elevar e/ou criar o nível do lençol freático por meio de infiltração. Isto proporciona o armazenamento da água dentro do solo, com perdas mínimas, mantendo-o úmido por um período maior de tempo.
Subject: recursos hídricos;  semiárido brasileiro;  agricultura familiar;  segurança alimentar;  tecnologias sociais;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sustainable Development Objectives (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
06. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Dimension of Practice: Ambiental
Target Audience: Agricultores Familiares;  Outro
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3620
Appears in Collections:Instituições de ensino, pesquisa e extensão
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.