Title: Programa de Conservação e Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares da Bacia do Rio Acre
metadata.ods.dc.contributor.author: Governo do Estado do Acre
Contact: Carlos Edgard de Deus e Maria Antônia Zabala de Almeida Nobre
E-mail: mariaantonianobre@yahoo.com.br; deus99@gmail.com
Telefone: (68) 98415-1973 / (68) 99913-0866
Endereço: Rua Benjamim Constant, 856, Centro, Rio Branco - Acre.
Deployment Site: Local de implantação::Norte::BR-AC:Acre::1200054:Assis Brasil
Local de implantação::Norte::BR-AC:Acre::1200104:Brasiléia
Local de implantação::Norte::BR-AC:Acre::1200708:Xapuri
Local de implantação::Norte::BR-AC:Acre::1200179:Capixaba
Local de implantação::Norte::BR-AC:Acre::1200450:Senador Guiomard
Local de implantação::Norte::BR-AC:Acre::1200807:Porto Acre
Local de implantação::Norte::BR-AC:Acre::1200401:Rio Branco
Start Date of Deployment: 22-Mar-2012
Award date: 2018
Objective: Integrar a sociedade no processo de conservação e recuperação de nascentes e matas ciliares da bacia do rio Acre, adotando práticas de restauração da vegetação combinadas com mecanismos de formação, comunicação e educação ambiental; Apoiar a conservação da biodiversidade, através da formação de corredores ecológicos a partir da recuperação da vegetação ciliar; Evitar o assoreamento dos corpos hídricos; Proteger às nascentes dos fatores impactantes (erosão, pisoteio de gado), proporcionando a melhoria da qualidade e quantidade de água; Reduzir gradativamente os custos com o tratamento de água para o abastecimento público; Capacitar famílias rurais e as lideranças das sub-bacias em temas relacionados aos recursos hídricos, para atuarem como agentes mobilizadores e fomentadores de ações que visem reduzir o passivo florestal nas sub-bacias prioritárias; Promover a inserção da rede pública de ensino, localizada na área de abrangência, nas atividades do programa; Buscar apoio de empresários locais, organizações, federações, universidades, para atuarem como “Padrinhos” na adoção de Áreas de Preservação Permanente na abrangência do programa.
Abstract: O programa de Conservação e Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares da Bacia do Rio Acre foi desenvolvido em 09 municípios no estado do Acre: Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Rio Branco, Bujari, Porto Acre e Senador Guiomard. O objetivo principal é integrar a sociedade no processo de conservação e recuperação de nascentes e matas ciliares, adotando práticas de restauração da vegetação, combinadas com mecanismos de formação, comunicação e educação ambiental - ações estas consideradas “ações sem arrependimento”. O programa busca reverter os processos de degradação nas Áreas de Preservação Permanente – APP - e valorizar iniciativas individuais e coletivas de salvaguarda das florestas, da biodiversidade, dos recursos hídricos, dos valores culturais das populações tradicionais e da população em geral.
Subject: educação ambiental;  conservação ambiental;  corredor ecológico;  biodiversidade;  recursos hídricos;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
06. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Dimension of Practice: Ambiental
Target Audience: População ribeirinha;  Povos tradicionais;  Produtores rurais – pequenos
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3608
Appears in Collections:Governos


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.