Programa de apoio ao desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica agropecuária e à transferência de tecnologia (Proeta)

Outros colaboradores

Editor

Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)

País

País::BR:Brasil

Tipo

Relato de Experiência

Descrição física

Número de páginas: 08 p.

Detentor dos direitos

Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)

Resumo

Em dezembro de 2001, o Proeta foi criado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com apoio financeiro do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Fumin/BID), por meio de um acordo de cooperação técnica não-reembolsável. O programa tem o objetivo de contribuir para a transferência de tecnologias e conhecimentos gerados pela Embrapa para empreendimentos de base tecnológica, mediante a utilização do processo de incubação de empresas. Para concretizar a iniciativa, foram estabelecidas experiências-piloto em cinco unidades de pesquisa da Embrapa, estrategicamente situadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Entre os resultados e avanços obtidos merecem destaque 21 tecnologias disponibilizadas, 14 convênios firmados com incubadoras, 16 propostas de negócios apresentadas, 14 empresas pré-selecionadas e incubadas, e uma empresa graduada. A consolidação das alianças e parcerias no processo de incubação resultou em um sistema de inovação que auxilia o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do agronegócio, gerando benefícios para a sociedade em geral

Descrição educacional

Contexto educacional

Tema ODS

Descrição adicional

Iniciativa premiada no 13º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Lucio Brunale. Ações premiadas no 13º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2008Áreas temáticas: Arranjos institucionais para coordenação e/ou implementação de políticas públicas; Arranjos institucionais e articulação de parcerias; Arranjos institucionais para coordenação e implementação de parcerias; Articulação de parcerias; Articulação de Parcerias e Gestão Participativa; Sociedade e cidadania; Arranjos institucionais para coordenação e implementação parcerias

Licença

Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Ver o registro completo