Title: Da Amazônia Legal ao bioma cerrado: geociências, sustentabilidade, bioeconomia e desenvolvimento no Brasil
Authors: Tumolo Neto, Roque João
metadata.dc.contributor.other: Vargas, Marco Antonio (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 40 p.
Issue Date: Jun-2018
metadata.dc.rights.holder: Roque João Tumolo Neto
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Abstract: Este estudo tem como objetivo demonstrar que, apesar de certa estagnação, mesclada com uma recente retomada no crescimento das taxas de desmatamento verificada entre 2014 e 2017 na Amazônia Legal, o Brasil vem alcançando bons resultados em seu esforço para estabelecer boas práticas e disseminar ideias sustentáveis relacionadas à preservação, conservação e utilização dos seus habitats naturais. Essas práticas e ideias contribuíram significativamente para a redução da taxa de desmatamento na Amazônia Legal nos últimos 13 anos e a correlata emissão de gases de efeito estufa dela derivada no mesmo período. Essa hipótese pode ser comprovada especialmente por meio dos dados geocientíficos fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais - INPE através de seus sistemas de monitoramento ambiental e do desmatamento, juntamente com a implementação continuada de políticas públicas regionais, favorecendo o surgimento de uma nova consciência ambiental e apontando para potenciais novos usos econômicos desses hotspots dentro de um novo modelo de desenvolvimento sustentável que gradualmente emerge . Recentemente, contudo, uma mudança de foco vem ocorrendo. Toda a atenção nacional e internacional e os esforços outrora dados e disponibilizados para o benefício do desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, bem como a conservação e preservação do bioma Amazônia incorporado a ela, orientaram-se nos últimos anos em direção ao bioma Cerrado. Assim, dá-se agora ao bioma Cerrado o mesmo tratamento que uma vez foi dado à Amazônia brasileira, levando em consideração suas características internas, já que, ao contrário do entendimento do senso comum, tratase o Cerrado, sob muitos aspectos, de ser um bioma muito mais complexo do que o bioma Amazônia e, além disso, não se pode desconsiderar que grande parte de sua área remanescente ainda pode ser legalmente desmatada em mais de ¼ do total de vegetação nativa. Assim, o objetivo principal deste estudo é explicar essa mudança de foco em relação ao foco outrora colocado sobre a Amazônia Legal, que agora se desloca ao bioma Cerrado. Ao fazê-lo, este estudo enfatizará as dificuldades que o bioma Cerrado impõe para ser devidamente monitorado por imageamento satelitário, os serviços ecossistêmicos que fornece e o potencial econômico ainda incorporado em suas florestas, vis-à-vis seu uso comum para o uso primário do agronegócio.
Keywords: cerrado;  desenvolvimento sustentável;  desmatamento;  sistema de monitoramento;  política ambiental
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.
Target Audience: Especialistas e interessados em planejamento estratégico.
metadata.dc.educational.context: 360 horas
metadata.dc.description.additional: Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição
Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio Vargas
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3537
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Roque João Tumolo Neto.pdfArtigo principal834.14 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.