Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3525
Título: Imersão ágil: checagem de realidade em políticas públicas - inovação na prática
Autor(es): Ferrarezi, Elisabete
Lemos, Joselene
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Laboratório de Inovação em Governo (GNova)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Livro
Descrição física: 78 p.
Data: 2018
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: Este relato apresenta a metodologia Imersão Ágil e as lições aprendidas quando de sua aplicação ao projeto Capacitação para incentivo à inovação na administração pública federal da Escola Nacional de Administração Pública – Enap durante o período de 16 a 23 de agosto de 2017. A realização desse trabalho foi uma ação de capacitação do tipo learn by doing (aprender fazendo) aplicada a um projeto da Coordenação-Geral de Educação Executiva, subordinada à Diretoria de Educação Continuada da Enap (DEC/Enap), tendo sido realizada por uma equipe conjunta dos dois laboratórios – GNova e MindLab.
Palavras-chave: políticas públicas;  inovação;  imersão;  ágil;  setor público
Objetivo: Espera-se que o servidor tenha capacidade de compreender os problemas públicos, com os quais se depara, em toda sua complexidade e multimensionalidade, mantendo foco nas necessidades e direitos dos cidadãos. É com este intuito que ferramentas oriundas do design vêm sendo utilizadas por governos de todo o mundo – dentro e fora de laboratórios de inovação – para produzir serviços e políticas públicas adequadas às demandas da sociedade. A Imersão Ágil pertence a esse conjunto de metodologias focadas em soluções próximas aos usuários dos serviços e beneficiários das políticas públicas.
Público alvo: Servidores públicos em geral.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3525
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livro-rosa_DIGITAL.pdfImersão ágil: checagem de realidade em políticas públicas - inovação na prática1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir