Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3345
Título: Gestão de pessoas: identificar o perfil motivacional de empregados de uma empresa pública junto aos colaboradores de um determinado setor da empresa
Autor(es): Costa, Douglas Alves da
Resumo: Identificar o perfil motivacional de colaboradores que possam contribuir com um ambiente organizacional que induza pessoas e equipes estarem alinhadas e motivadas em uma Instituição, seja ela pública ou da iniciativa privada, pode ser definido como um grande desafio e propósito a ser pretendido por muitas organizações referentes ao clima organizacional. Considerada como um grande desafio em qualquer organização, a motivação no setor público assume feições ainda mais problemáticas tendo em vista a severidade na determinação de instrumentos mais eficientes na gestão. A proposta deste artigo foi analisar as experiências envolvendo a convivência dos profissionais de um determinado setor de uma Empresa Pública do Estado Brasileiro, para identificar nas pessoas que ali trabalham, qual o perfil motivacional delas. Para identificar nas pessoas que ali trabalham, qual a sua percepção sobre os fatores da motivação, foi distribuído a uma amostragem de 06 colaboradores que responderam a um instrumento de pesquisa (questionário) que utilizou o tipo de pesquisa exploratória descritiva estatística com 11 perguntas fechadas em que se busca identificar os fatores que contribuem para motivação dos mesmos, identificar quais as dimensões de satisfação com o trabalho influenciam o perfil motivacional dos empregados e identificar relações entre o perfil motivacional desejado e o perfil motivacional dos colaboradores. O presente estudo possibilitou identificar fatores motivacionais que convergem para uma boa avaliação dos colaboradores como também itens que obtiveram uma avaliação mais moderada.
Palavras-chave: gestão pública;  motivação;  gestão de pessoas;  setor público;  perfil motivacional
Objetivo: Especialização em Gestão Pública - Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
Data: 1-Mar-2018
Descrição física: 39 p.
Contexto de aprendizagem: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, na 11a edição do Curso de Especialização em Gestão Pública da Enap, área de concentração em Gestão Estratégica de Pessoas.
Observações/Notas: Orientador: Dr. Francisco Antônio Coelho Júnior
Tipo: Monografia/ TCC
Detentor dos direitos autorais: Douglas Alves da Costa
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3345
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Douglas Alves da Costa - TCC - EGP 11 - GEP.pdf344,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir