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Título: Priorização do desenvolvimento de competências em organização pública
Título(s) alternativo(s): Priorización del desarollo de competencias en órgano público
Competency development prioritization in public authority
Autor(es): Montezano, Lana
Amaral Junior, José Bento Carlos
Isidro-Filho, Antônio
Resumo: Este artigo tem a finalidade da elaboração do Indicador de Priorização do Desenvolvimento de Competências (IPDC), considerando as lacunas de competências, a eficiência institucional e a adesão ao negócio. O IPDC subsidiará tomada de decisão da organização quanto ao uso de recursos em ações visando à aprendizagem que permitam desenvolver as competências mais críticas. A proposta permite aperfeiçoar o modelo de gestão por competências, incluindo a etapa de priorização das competências. Foi realizado estudo transversal em órgão público para mapear as competências gerenciais e transversais de todos os gestores, utilizando-se de pesquisa documental e grupo focal para definição, bem como survey eletrônico para avaliação das competências profissionais. O cálculo do IPDC permitiu identificar seis competências com alta prioridade para serem desenvolvidas, sendo prioritária a “Avaliação de desempenho”.
Este artículo tiene como finalidad la elaboración del Indicador de Priorización del Desarollo de Competencias (IPDC), teniendo en cuenta los huecos de competencias, la eficiencia institucional y la adesión al negocio. El IPDC va a subsidiarla toma de decisiones de la organización con respecto al uso de los recursos en acciones dirigidas al aprendizaje que posibiliten desarollar las competencias más críticas. La propuesta permite perfeccionar el modelo de gestión por competencias, incluyendo la etapa depriorizaciónde las competencias. Fue realizado un estudio transversal en órgano público para mapear las competencias gerenciales y transversales de todos los gestores, utilizándose de investigación documental y grupo focal para la definición, así como de survey electrónico para la evaluación de las competencias profesionales. El cálculo del IPDC ha permitido identificar seis competencias con alta prioridad para ser desarolladas, siendo la de mayor prioridad la “Evaluación del desempeño”
This article aims to develop a Competency Development Prioritization Indicator (CDPI), considering the competency gaps in professional, institutional efficiency and adherence to business. The CDPI should subsidize a decision making of the organization regarding the use of resources for learning actions in order to develop the most critical competency. The proposal will improve the model of management competency, including the step of prioritizing competencies to be met. A cross-sectional study was performed in public authority to map the managerial and transversal competency of all managers, using documentary research and focus groups for definition and electronic survey to assess the professional skills. The calculation of the CDPI allowed to identify six competencies with high priority to be developed, with “Performance Evaluation” being the one with highest priority.
Palavras-chave: desenvolvimento de competências;  órgão público;  modelo de gestão;  ferramentas de gestão;  mapeamento de competências
Data: Out-2017
Descrição física: Revista do Serviço Público - RSP, v. 68, n. 4, p. 785-806
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240
Tipo: Artigo
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
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URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3251
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