Title: Tutoria On-line em Organizações Públicas
Authors: Tractemberg, Leonel
metadata.dc.contributor.other: Filatro, Andrea Cristina
Publisher: Enap
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Curso Completo
Issue Date: 2015
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública - ENAP
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Educação
Educação a Distância
Abstract: O curso Tutoria Online em Organizações Públicas está inserido na estratégia de capacitação dos profissionais que compõem o banco de colaboradores da Enap e que atuam como tutores ou conteudistas de cursos a distância. Está focado no desenvolvimento das competências necessárias à atuação dos professores tutores da educação continuada a distância na administração pública e especialmente, na Enap. Ele prepara servidores públicos federais que serão responsáveis pela formação continuada de novos colaboradores especialistas nos cursos oferecidos pela Escola. Para isso, nas 50 (cinquenta) horas de estudo aqui propostas, exploraremos cinco grupos de competências - tecnológicas, pedagógicas, sociais, organizacionais e relativas à atuação no serviço público. Baseia-se na compreensão da aprendizagem como um processo de construção coletiva de conhecimentos a partir da reflexão sobre a prática. Proporciona aos participantes um conjunto de experiências de aprendizagem individual e coletiva com o objetivo de prepará-los para atuar em contextos de tutoria diversificados. Apesar de ser um curso voltado para a realidade e contexto da Enap, é oferecido também para desenvolvimento e capacitação de tutores e equipes de instituições parceiras que demonstram interesse no curso. O conteúdo foi estruturado em 7 módulos, a saber: • Módulo de Abertura - Ambientação à Escola Virtual. • Módulo I: Atuação do Professor Tutor em Organizações Públicas. • Módulo II: O Professor Tutor e os Aprendizes. • Módulo III: O Professor Tutor e a Aprendizagem. • Módulo IV: O Professor Tutor e as Tecnologias. • Módulo V: O Professor Tutor e a Instituição. • Módulo de Encerramento.
Keywords: educação a distância;  tutoria online;  tecnologias da educação
Target: O objetivo geral deste curso é capacitar servidores para conhecerem, analisarem e aplicarem as competências técnicas, sociais, pedagógicas e gerenciais do professor tutor, com vistas a uma atuação de qualidade na Administração Pública, e contribuindo para a compreensão do papel da tutoria na formação do servidor público.
Target Audience: O curso destina-se a servidores públicos candidatos a exercerem a tutoria em cursos oferecidos na modalidade a distância pela Enap. Espera-se um público heterogêneo em relação à área de formação, idade e familiaridade com Educação a Distância (EaD).
metadata.dc.educational.context: Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual Enap, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3192
Appears in Collections:Escola Virtual: Educação e Docência
Files in This Item:
File SizeFormat 
Tutoria On-line.zip4.18 MBZip View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.