Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3163
Título: Da expressão espontânea à comunicação efetiva
Autor(es): Werneck, Eduardo Mattedi
Resumo: Programa do curso contendo objetivo, ementa, metodologia de ensino e avaliação. Plano de aula, referências bibliográficas e currículo do professor. Slides referentes a primeira aula. Sensibilidade, percepção e criatividade. Jogo pessoal, jogo dramático e improvisação. Cena e contracena. Textos, contextos e subtextos, ampliando horizontes. A performance: eu, o outro, a plateia. Comunicação como movimento integrado: sentir, pensar, agir, falar. O corpo no espaço: presença, vínculo, prontidão e disponibilidade – a consciência corporal. A voz: respiração, ressonância e articulação – projeção, ritmo, velocidade e entonação. O sentir: o outro e suas circunstâncias, o aqui e agora – emoções e vínculos. O pensar: perceber-se, perceber e atuar – articulando objetivo, metas e forma. Da expressão espontânea à comunicação efetiva
Palavras-chave: expressão espontânea;  comunicação efetiva
Objetivo: Ao final do curso, o participante poderá ter mais autoconsciência e autoconfiança no desenvolvimento de suas competências. Será capaz de dirigir sua atuação profissional, conhecendo e recorrendo a técnicas básicas do movimento, compreendido como enfeixamento do sentir, do pensar, do agir e do falar num determinado contexto. Ampliará suas habilidades, melhor identificando as potencialidades e fragilidades próprias e da equipe. Aumentará a sua capacidade de liderar, com melhores condições de atuar com inteligência executiva e emocional. Terá mais recursos para trabalhar sua atitude na interação interpessoal, na compreensão da intersubjetividade das equipes e no desempenho em apresentações e entrevistas.
Público alvo: O programa atende aos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analistas de Planejamento e Orçamento (APO), Auditores Federais de Finanças e Controle (AFFC), Analistas de Comércio Exterior (ACE), Analistas e Especialistas em Infraestrutura (AIE e EIE), Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS) e Analistas em Tecnologia da Informação (ATI).
Data: 10-Abr-2018
Descrição física: Programa: 6 p.
Apresentação: 15 p.
Contexto de aprendizagem: O Método: O Teatro Executivo usa o método da improvisação. Tem atividades 100% práticas, trabalhando com jogos em grupos, montagens de cenas, exercícios de sensibilização e emoção, prontidão, criatividade e consciência espacial. Os exercícios , sempre aplicados com feedbacks, proporcionam que se perceba o corpo e a voz, e também os pensamentos e as emoções, como movimento. A autoeducação do movimento, eixo central do curso, permite que o participante torne mais eficaz sua atuação, tanto para grandes plateias, como para pequenos grupos, seja gerenciando equipes ou interagindo com a mídia e o público.
Tipo: Apresentação/Slides
Programa
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Eduardo Mattedi Werneck
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3163
Aparece nas coleções:Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras - 2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Programa - Da expressão espontanea a comunicação efetiva.docx.pdf1. Programa do curso461,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Apresentação - Slides.pdf2. Apresentação do curso - Slides555,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir