Curso Internacional (ISS) - Estudos sobre Desenvolvimento: principais temas e debates

Outros colaboradores

Editor

Enap - Escola Nacional de Administração Pública

Fonte

País

País::BR:BrasilPaís::NL:Países Baixos

Tipo

Apresentação/SlidesPrograma

Descrição física

Programa do Curso - 1 páginaApresentação Aula 1- Gênero - Jacqueline Gaybor Tobar - 43 páginasApresentação Aula 2 - Teorias do Desenvolvimento - Georgina Gomez - 96 páginasApresentação Aula 3 - Cadeias globais de Valor - Lee Pegler - 54 páginasApresentação Palestra - Redes de Produção e Formas de Governança - 40 páginas

Detentor dos direitos

Enap - Escola Nacional de Administração Pública

Resumo

O curso aborda temas centrais e fundamentados em questões-chave integrados à missão do ISS – desenvolvimento global e justiça social. O primeiro módulo apresenta como as questões de gênero são abordadas por vários profissionais, como aspecto transversal ao desenvolvimento,especialmente no que se refere aos temas de educação e emprego. O segundo módulo apresenta uma visão histórica e conceitual dos estudos sobre desenvolvimento e pós-desenvolvimento. O terceiro módulo busca relacionar o quadro de Cadeias Globais de Valor a questões sobre processos de comércio e desenvolvimento internacional, assim como ao desenvolvimento local.

Descrição educacional

O curso aborda temas centrais e fundamentados em questões-chave integrados à missão do ISS – desenvolvimento global e justiça social. O primeiro módulo apresenta como as questões de gênero são abordadas por vários profissionais, especialmente no que se refere aos temas de educação e emprego, como aspecto transversal ao desenvolvimento. O segundo módulo apresenta uma visão histórica e conceitual dos estudos sobre desenvolvimento e pós-desenvolvimento. Analisa seus avanços em ideias, ética, foco, pressupostos e conceitos. Finalmente, o terceiro módulo busca relacionar o quadro de Cadeias Globais de Valor a questões sobre processos de comércio e desenvolvimento internacional, assim como ao desenvolvimento local.

Contexto educacional

O curso é formado por 3 módulos e uma palestra, com carga horária total de 20 horas

Tema ODS

Descrição adicional

Licença

Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Ver o registro completo