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Título: Capacitação e formação para o setor público e os modelos de escola de governo no Brasil
Autor(es): Ranzini, Milena de Senne

Bryan, Newton Antonio Paciulli
Resumo: A capacitação e formação para o setor público ganharam destaque no Brasil, a partir de 1995, com os debates sobre a modernização das funções do Estado. Para promover maior capacidade de governo, foram criadas “escolas de governo” voltadas à qualificação de servidores públicos nos diversos entes federativos e poderes governamentais. A prestação dos serviços públicos não ficou restrita ao aparato governamental, assim como as experiências de profissionalização voltadas ao setor público, que também ocorreram em espaços não governamentais. Este artigo objetiva compreender os diferentes modelos de escolas de governo desenvolvidos no Brasil. Utilizamos a abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e, baseando-se no ambiente onde estavam inseridos, classificamos os modelos identificados em: escolas de governo, instituições de ensino superior, universidades corporativas, organizações não governamentais e fundações partidárias. Concluímos que existe uma multiplicidade de organizações promovendo a profissionalização de servidores públicos, com intersecções variadas e diferenciados graus de atuação.
Palavras-chave: escola de governo;  capacitação profissional;  servidor público
Data: Jun-2017
Descrição física: Número de páginas: 21 p.
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240
Tipo: Artigo
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
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URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3087
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2011 a atual

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