Title: Evasão em cursos a distância: um estudo aplicado na Universidade Corporativa da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia
Authors: Gonzalez, Ricardo Alonso
Nascimento, Janicleide Gonçalves do
Leite, Luciana Barone
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/issue/view/107
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v. 67, n. 4, p. 627 - 648
Issue Date: Oct-2016
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Educação a Distância
Abstract: Um dos desafios da administração pública moderna é manter o seu quadro de pessoal capacitado para desenvolver as suas funções com qualidade e prestar um melhor serviço à sociedade. A educação a distância (EaD) apresenta-se como uma alternativa. Contudo, traz consigo uma questão que precisa ser melhor compreendida: o alto índice de evasão. O objetivo deste artigo é investigar os determinantes da evasão nos cursos EaD oferecidos pela Universidade Corporativa da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Para tanto, desenvolveu-se um estudo quantitativo em uma amostra composta por 530 inscritos nos cursos EaD oferecidos no primeiro semestre do ano de 2014, buscando identificar, entre as variáveis carga horária do curso, gênero, idade, localização do inscrito e cargo, evidências que explicassem os índices de evasão observados. Os resultados, obtidos por meio de regressão logística múltipla, sugerem que a localização do indivíduo exerce influência significativa na evasão.
Keywords: educação a distância;  educação corporativa;  evasão;  administração pública;  estudo de caso
metadata.dc.description.additional: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2938
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
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