Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2872
Título: Implantação da ouvidoria do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil
Autor(es): Barbosa, Maria Amélia Eugênia Pinheiro
Resumo: O presente projeto teve como objetivo demonstrar a necessidade de instituir a ouvidoria do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, assim como, descrever os passos necessários para implementação da unidade. Inicialmente, foi feito um breve histórico dos arranjos institucionais dos órgãos do Setor Federal de Transportes. Foram listadas as principais atribuições do Ministério e ressaltada a importância da promoção da participação popular no setor, por meio da atuação da ouvidoria. O projeto foi desenvolvido considerando informações prestadas por gestores da Ouvidoria-Geral da União (OGU), do Ministério e de algumas das instituições vinculadas à Pasta. Dessa forma, foi construído Projeto de Intervenção contendo a localização da ouvidoria na arquitetura organizacional, os envolvidos, além de estimativas de custo e duração do projeto. No ciclo de vida do projeto, foram descritas cada fase e atividade necessária à implementação da ouvidoria. E, por fim, foram estabelecidas estratégia e metas de monitoramento e controle do projeto.
Palavras-chave: participação social;  ouvidoria;  transporte;  gestão de projetos
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de especialista no Curso de Especialização em Gestão Pública 10ª edição.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública
Data: Jul-2016
Data de início: 2014-10
Data de finalização: 2016-07
Descrição física: Número de páginas: 48 p.
Contexto de aprendizagem: Especialização em Gestão Pública 10ª edição. Carga horária: 401 horas.
Observações/Notas: Notas de conteúdo: 1 Introdução. 2 Metodologia. 3 Projeto de intervenção. 4 Considerações Finais. 5 Referências Bibliográficas.
Tipo: Projeto
Detentor dos direitos autorais: Maria Amélia Eugênia Pinheiro Barbosa
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2872
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Amélia Eugênia P Barbosa (002).pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir