Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2701
Título: Classificação indicativa para o mercado digital: a solução para um novo mercado (Iarc)
Autor(es): Brasil. Ministério da Justiça (MJ), Secretaria Nacional de Justiça (SNJ)
Resumo: A Classificação Indicativa de obras audiovisuais é competência do Ministério da Justiça (MJ). Em 2010, o MJ reformou a política para jogos. Todavia, o mercado migrou rapidamente do modelo tradicional de vendas em mídia física para o modelo digital, com jogos baixados da internet. Além disso, a chegada ao mercado de smartphones fez com que o conceito de jogo eletrônico se diluísse em uma categoria nova, a dos aplicativos. De modo a abranger esse mercado, o MJ uniu forças com outras cinco agências internacionais de classificação para criar o IARC – International Age Rating Coalition, um sistema digital com mecanismo centralizado, capaz de gerar classificações específicas de acordo com os critérios de cada região. Depois da concepção (2012/2013), o projeto foi implementado em duas fases. O número de jogos e aplicativos classificados teve um salto de 500 vezes, sem aumentar custos e levando a classificação indicativa a mais de 90% dos aparelhos digitais vendidos no país.
Palavras-chave: mercado digital;  classificação indicativa;  obras audiovisuais;  arranjos institucionais;  políticas públicas
Objetivo: A iniciativa tem por objetivo levar a classificação indicativa aos jogos e aplicativos digitais das app stores no Brasil; criar uma ferramenta capaz de classificar, com agilidade, um grande volume de jogos e aplicativos distribuídos internacionalmente, como exige a nova realidade do mercado digital; colaborar com agências internacionais de classificação indicativa de jogos eletrônicos e aplicativos, beneficiando desenvolvedores e lojas nacionais com atuação no exterior e desenvolvedores e lojas internacionais que atuam no Brasil; estabelecer canal de comunicação e intercâmbio de experiências com agências internacionais de classificação de jogos, visando as melhores práticas para constante melhoria do sistema brasileiro.
Público alvo: Servidores públicos em geral
Data: 2016
Data de início: 2014-01
Descrição física: Número de páginas: 15 p.
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Davi Pires, Diretor do Departamento de Justiça e Classificação. Ações premiadas no 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2015. Área temática: Arranjos institucionais para coordenação e implementação de políticas públicas
Tipo: Relato de Experiência
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/1/2701
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2011 a 2015 (16ª a 20ª edição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Classificação indicativa para o mercado digital_a solução para um novo mercado_Iarc.pdf184,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir