Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2541
Title: Parlamentarismo é mais democrático
Authors: Veiga, Pimenta da
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2425
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público, ano 43, v.115, n. 6, p. 51-53
Número padronizado: v. 43, n. 6 (1987)
Issue Date: May-1987
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Estado e Governo. Governança. Governabilidade
Sistemas de Governo
Abstract: Louvo a iniciativa do Ministro da Administração, que promove um debate sobre o sistema de governo, dando mostra de que compreende que qualquer que seja o sistema adotado pela Assembleia Constituinte, especialmente se esse sistema for o parlamentarismo, só terá êxito se a administração pública estiver preparada para cumprir sua missão. Depois de todas as ideias aqui expostas, não poderia ter a pretensão de aditar nenhuma ideia nova. O que desejo, portanto, é apenas trazer algumas conclusões subjetivas, algumas contribuições pessoais, do entendimento que tenho sobre esta questão que foi, sem dúvida, uma das que mais contribuíram para a própria convocação da Assembleia Nacional Constituinte, e que é o tradicional debate brasileiro sobre o parlamentarismo e o presidencialismo. Nós gostaríamos de que o Brasil adotasse, para o seu próximo governo, o sistema parlamentarista. Entendemos que ele é uma forma mais moderna de dirigir a administração pública.
Keywords: Parlamentarismo;  Presidencialismo;  Assembléia Nacional Constituinte;  Administração Pública;  Constituinte;  Brasil
metadata.dc.description.additional: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2541
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 1981 a 1990

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1987 RSP ano.43 v.115 n.6 mai-jun p.51-53.pdf163,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open