Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2461
Título: No meio do caminho tinha um degrau: a contribuição de Renato para a construção de uma gestão pública inclusiva
Autor(es): Feminella, Anna Paula

Neves, Edna

Henriques, Franciane

Richter, Leovanir Dieter Dockhorn

Hollanda, Pedro Paulo Teófilo Magalhães de
Resumo: O estudo de caso analisa o dilema enfrentado por Renato que, após ser aprovado em concurso público para o cargo de analista de infraestrutura, em uma vaga específica para pessoa com deficiência, depara-se com barreiras à acessibilidade em seu novo local de trabalho. O enfoque está centrado na tarefa árdua de Renato de buscar a garantia das condições de trabalho necessárias para desempenhar as suas atribuições, considerando que o direito de acesso das pessoas com deficiência aos ambientes públicos está previsto em diversas normas. O caso permite a discussão dos papéis dos diferentes atores envolvidos em questões de acessibilidade em organizações, a saber: área de gestão de pessoas, supervisor imediato, colegas e administrador do edifício. Ao final do relato, propõe-se questões para discussão sobre tópicos como: Tomada de decisão, Gestão de pessoas, Direitos humanos, Gestão de políticas públicas, Ética.
Palavras-chave: Gestão pública;  Acessibilidade;  Pessoa com deficiência;  Acessibilidade física;  Direito constitucional
Objetivo: O caso permite a discussão dos papéis dos diferentes atores envolvidos em questões de acessibilidade em organizações, a saber: área de gestão de pessoas, supervisor imediato, colegas e administrador do edifício. Ao final do relato, propõe-se questões para discussão sobre tópicos como: Tomada de decisão, Gestão de pessoas, Direitos humanos, Gestão de políticas públicas, Ética.
Público alvo: Servidores públicos em geral.
Data: 2016
Descrição física: Número de páginas: 4 p
Tipo: Estudo de Caso
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/1/2461
Aparece nas coleções:Casoteca: Ética e Diversidade