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Título: Cartão do cidadão
Autor(es): Brasil. Ministério da Fazenda (MF). Caixa Econômica Federal (CAIXA)
Resumo: O pagamento dos benefícios sociais, efetuado no guichê de caixa das agências, era um processo lento e oneroso ao cidadão e à CAIXA. Envolvia elevado quantitativo de atendentes e significativo tempo para a execução de rotinas inerentes, principalmente no que diz respeito à qualificação e à identificação do trabalhador, ao tratamento da documentação e à coleta de assinatura no documento de pagamento, gerando elevado custo operacional. Em 1995, a CAIXA lançou o Cartão do Trabalhador, que permitia o acompanhamento de lançamentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e acesso ao saldo de cotas de sua participação no Programa de Integração Social (PIS), mas não tinha a funcionalidade de saque de benefícios e não atendia os beneficiários do Abono Salarial e do Seguro- Desemprego. A necessidade de aperfeiçoar e integrar os processos de atendimento e pagamento desses produtos sociais levou à criação do Cartão do Cidadão, que proporcionou melhoria significativa na qualidade do atendimento ao cidadão e minimizou os custos operacionais
Palavras-chave: Atendimento ao cidadão;  Cartão do cidadão;  Benefícios sociais;  Abono salarial;  PIS;  FGTS;  Seguro desemprego
Objetivo: A iniciativa tem por objetivos reduzir o impacto da demanda do atendimento social nas agências; diminuir o custo operacional dos processos de atendimento ao cidadão e do pagamento de benefícios sociais; ampliar a segurança na identificação do cliente e reduzir a ocorrência de pagamentos indevidos; ampliar a rede de atendimento, proporcionando conveniência ao cidadão, pela possibilidade de saque em qualquer ponto de atendimento da CAIXA, independentemente da origem da solicitação do pagamento e da existência de uma conta-corrente; promover a cidadania, por meio do acesso fácil às informações e aos benefícios sociais e da disponibilização de uma mídia que tangencia os direitos sociais do cidadão
Público alvo: Servidores públicos
Data: Mar-2008
Data de início: 2000-01
Data de finalização: 2007-07
Descrição física: Número de páginas: 08 p.
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Ana Lucia Amorim de Brito. Ações premiadas no 12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2007
Tipo: Relato de Experiência
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
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Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2006 a 2010 (11ª a 15ª edição)

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