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Título: Dilemas do gestor público: o caso da greve dos professores estaduais do Rio de Janeiro
Autor(es): Reis, Charlye Correa dos
Resumo: O estudo de caso aborda o caso real da greve dos professores do Estado do Rio de Janeiro num embate travado entre o governador e a categoria – representada por seu sindicato – cujas reivindicações estavam direcionadas à melhoria de condições de trabalho e de aspectos remuneratórios. O pano de fundo do caso trata da análise dos dilemas que o gestor público enfrenta ao deparar-se com situações de conflito ou trade off, as quais quase todas as alternativas de solução dos impasses podem resultar em consequências negativas. A narrativa do caso dar-se-á numa audiência pública, na qual um grupo de quatro professores da rede estadual de ensino, personagens fictícios, debate a conduta do governador enquanto gestor público. Nesse contexto, duas professoras mostram-se claramente contrárias a figura do dirigente, oferecendo visões estereotipadas e particulares.De outro lado, os outros dois professores buscam entender os motivos que levaram o gestor público a produzir medidas ou ações consideradas impopulares, tendo como referência real as manifestações populares espalhadas pelo país entre os meses de junho e outubro de 2013.
Palavras-chave: administração estadual;  alta administração pública;  governabilidade;  gestão de conflito;  tomada de decisão;  negociação;  sindicato;  magistério;  estudo de caso
Público alvo: Servidores Públicos, Professores, Sociedade
Data: 2015
Descrição física: Número de páginas: 9 p.
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Tipo: Estudo de Caso
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