Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2269
Título: Programa avaliação socioeconômica de projetos - estatística
Autor(es): Pereira, Alexandre da Costa (Conteudista, 2013)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_include&evento=lista_cursos_ead&Itemid=171
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Curso Completo
Descrição física: Número de páginas: 43 p.
Data: Mai-2015
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Estatística. Estatística Aplicada
Estatística. Métodos e Técnicas de Pesquisa
Resumo: Este documento trata de estatística descritiva, dados estatísticos, distribuições de frequências, medidas de posição, medidas de dispersão, probabilidades e técnicas de amostragem, introdução ao estudo das probabilidades, conceitos fundamentais: experimentos, espaço amostral e tipos de eventos, probabilidade de ocorrência de um evento, considerações sobre análise de risco na avaliação de projetos, conceitos fundamentais sobre amostragem, dimensionamento da amostra, referências
Palavras-chave: estatística descritiva;  dados;  resultados;  apresentação de resultados;  probabilidade;  técnica de amostragem;  análise de risco;  avaliação de projetos
Objetivo: Ao final deste módulo, espera-se que o participante seja capaz de reconhecer a importância dos métodos estatísticos para o estudo de variáveis; compreender os conceitos fundamentais da estatística descritiva; analisar distribuições de frequências para dados estatísticos e suas formas de representação; distinguir e saber aplicar as diversas medidas de posição; calcular a média, mediana e moda para uma amostra; distinguir e saber aplicar as diversas medidas de dispersão; calcular a variância, o desvio-padrão e coeficiente de variação para uma amostra.
Público alvo: Agentes públicos dos três poderes (executivo , legislativo e judiciário) e das três esferas de governo (federal, estadual e municipal).
Contexto de aprendizagem: Esse é o material completo do curso de Programa Avaliação Socioeconômica de Projetos - Estatística.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2269
Aparece nas coleções:Escola Virtual: Gestão de Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTATISTICA versão nova.pdf5,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir