Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1971
Título: Café com debate: Processo Eletrônico Nacional
Autor(es): Chaves, Miriam
Resumo: O segundo Café com Debate do ano de 2014 teve o seguinte tema: “Experiências Recentes de Implantação de Processo Eletrônico na Administração Pública Federal”. As apresentações e diálogos foram marcados por reflexões sobre o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de entes, órgãos e entidades das diversas esferas do governo para a construção de uma infraestrutura pública de processo administrativo eletrônico, que permita a criação e o trâmite de documentos e processos eletrônicos. Na ocasião, também foi apresentado o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região em 2009, com jurisdição nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (TRF 4). Trata-se de um sistema de processo eletrônico administrativo utilizado para gerir o conhecimento institucional, eliminando a tramitação dos procedimentos em meio físico (papel). Além disso, a ferramenta favorece a realocação de recursos humanos na área judiciária com o enxugamento da área administrativa: virtualiza a informação, promove a celeridade dos processos de trabalho e valoriza a coerência das decisões administrativas.
Palavras-chave: Processo Eletrônico Nacional;  administração pública;  administração federal;  Sistema Eletrônico de Informações;  processo administrativo eletrônico;  governo eletrônico
Data: 2014
Descrição física: Número de slides: 21 p.
Observações/Notas: Slides apresentados no evento Café com Debate em 27 de outubro de 2014. Slides apresentados por Miriam Chaves, diretora de Programas do Ministério do Planejamento (MP).
Tipo: Apresentação/Slides
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/1/1971
Aparece nas coleções:Café com Debate

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pen_enap20141023_miriam.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir