Title: Análise de processos seletivos para cargos comissionados no âmbito da administração pública federal brasileira
Authors: Balué, Isabel Gil
metadata.dc.contributor.other: Camões, Marizaura Reis de Souza (orientadora)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 40 p.
Issue Date: Nov-2014
metadata.dc.rights.holder: Isabel Gil Balué
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: O presente estudo tem como objetivo descrever como são realizados os processos seletivos para cargos comissionados no âmbito da administração pública federal brasileira, direta e indireta, com ênfase na caracterização das técnicas de seleção utilizadas e dos critérios de mérito mais valorizados. Para tanto, foram consultados 120 dirigentes de gestão de pessoas de órgãos e entidades públicos federais, com a finalidade de identificar organizações que desenvolvem seleções para cargos em comissão, bem como de analisar o conteúdo de documentos relativos à abertura desses tipos de processos. A consulta teve 59% de retorno, com 71 respondentes. Desse total, 24% afirmaram realizar, ainda que em caráter eventual, processos seletivos para cargos em comissão. Sob a ótica metodológica, trata-se de estudo descritivo, de natureza qualitativa e de recorte transversal. A apreciação dos dados coletados possibilitou concluir que a análise curricular e a entrevista são técnicas preponderantes nas seleções realizadas. No que diz respeito aos critérios de mérito, a formação acadêmica e a experiência profissional mostraram ser os aspectos mais valorizados nos modelos avaliados.
Keywords: meritocracia;  administração pública federal;  seleção para cargos comissionados
metadata.dc.description.additional: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1830
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabel Gil Balué TCC.pdf351.62 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.