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Title: O desempenho individual de gestores intermédios da administração pública portuguesa
Authors: Brandão, Catarina
Jordão, Filomena
Publisher: Escola nacional de administração pública (Enap)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/100/96
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v. 63, n. 3, p. 285-311
Issue Date: Jul-2012
metadata.dc.rights.holder: Escola nacional de administração pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Abstract: Este estudo de caso foca o desempenho individual (DI) de gestores intermédios da Administração Pública Portuguesa, procurando clarificar a estrutura interna do seu DI, considerando as dimensões de desempenho de tarefa e contextual, propostas por Borman e Motowidlo (1993, 1997). Neste sentido, recolheu-se informação junto a dirigentes intermédios e seus supervisores em uma organização do setor de Educação, recorrendo a entrevistas semiestruturadas e diários de bordo, e submeteu-se a informação recolhida à análise de conteúdo. O discurso dos participantes permite perceber que reconhecem a natureza multidimensional do DI dos gestores intermédios, possuindo uma concepção mais diferenciada em nível de desempenho de tarefa. Sugere ainda a pertinência de promover nestes gestores a valorização e adoção de comportamentos de formação e desenvolvimento de subordinados, de delegação, de planeamento e organização, bem como de provimento de pessoal, na medida em que estes comportamentos, quando adotados por gestores de linha, traduzem uma prática de trabalho de desempenho elevado.
Este estudio se centra en el desempeño laboral de gestores de nivel intermedio en el sector público portugués, principal contexto organizacional de Portugal. Nuestro objetivo es esclarecer la estructura interna en que se evalúa el desempeño de los gestores intermedios; para ello, se examina la dimensión desempeño de tarea y desempeño contextual, propuesta por Borman y Motowidlo (1993, 1997). Por eso, llevamos a cabo entrevistas semiestructuradas a los trabajadores, a la vez que recogimos diarios de trabajo, y sometimos los datos a un análisis de contenido. Los análisis revelan que los participantes reconocen el carácter multidimensional del desempeño laboral de los gestores intermedios; sin embargo, tienen una percepción diferenciada en cuanto al desempeño de tarea. Los resultados también sugieren la importancia de fomentar el reconocimiento, de la adopción de estrategias de formación y desarrollo hacia los subordinados, además de estrategias de delegación, planificación, organización y emplantillamiento de personal, ya que estas prácticas de gestión de personal se consideran de alto rendimiento en el trabajo.
This case study focuses on the middle manager’s Job performance (JP) in the Portuguese public sector, Portugal’s major organizational context. Our objective is to clarify these middle managers’ JP’s internal structure, considering the task and contextual performance dimensions proposed by Borman e Motowidlo (1993, 1997). To do so, we conducted semi-structured interviews and gathered work diaries focusing on the middle manager’s Job performance, submitting the data to content analysis. The analyses reveal that the participants’ discourses acknowledge these middle managers’ JP’s multidimensionality. They show as well a more differentiated perception of their task performance. Results also suggest the importance of fomenting in these managers the appreciation and adoption of training and development behaviors towards subordinates; delegating; planning and organizing; and staffing, since these personnel management practices, when adopted by middle managers, translates as a high performance work practice.
Keywords: desempenho individual;  desempenho de tarefa e contextual;  gestores intermédios da administração pública;  desempeño laboral;  desempeño de tarea y contextual;  gestores del sector público;  individual performance;  task and contextual performance;  public sector middle level managers
metadata.dc.description.additional: ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1795
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