Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1757
Title: Redesenho do Estado
Authors: Canhim, Romildo
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/744/590
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, ano 45, v. 118, n. 1, p. 75-85
Número padronizado: v. 45, n. 1 (1994).
Issue Date: Jan-1994
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Ciência Política. Teoria Geral do Estado
Modernização. Reforma Administrativa
Abstract: O texto discorre sobre a avaliação do Ministro-chefe da Secretária da Administração Federal (SAF) sobre as tendências atuais de transformação do Estado e da administração pública. Destaca a estrutura do governo brasileiro no que se refere à construção das bases para a reestruturação do Estado, assim como a necessidade de inovações dos mecanismos de gestão e nas formas de organização burocráticas com vistas a proporcionar a eficiência dos serviços públicos. Nesse contexto, menciona as ações que vêm desenvolvendo-se na SAF.
El texto discurre sobre la evalación dei Ministro-Jefe de la Secre­taria da Administração Federal (SAF) acerca de las tendencias actuales de transformación del Estado y de la administración pública. Él pone en relieve el rol del Gobiemo brasileno en Io que refiere a la construcción de las bases hacia la reestructuración del Estado, así como la necesidad de innovaciones en los mecanis­mos de gestión y en las formas de organización burocrática, con vistas a promocionar la eficiencia de los servicios públicos. En este contexto, menciona las acciones que vienen desarrollándose en la SAF.
The text states the Secretaria da Administração Federal Minister’s point-of-view on current trends regarding public administration and State redesigning. It highlights the Brazilian government's structure as related to the building of a solid foundation on which to establish the basis of State redesign, as much as the need for innovation in management tools and bureaucratic structure, aiming efficiency in public service. As of latter, cites measures which have been taken at the SAF.
Keywords: administração pública;  transformação do estado;  reestruturação do estado;  inovação;  eficiência;  serviços públicos;  redesenho do Estado
metadata.dc.description.additional: ISSN Impresso: 0034-9240
ISSN Eletrônico: 2357-8017
Publicado na seção: Ensaios
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1757
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 1991 a 2000

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1994 RSP ano.45 v.118 n.1 jan-jul p.75-85.pdf368,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open