Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1736
Título: Avaliação das políticas públicas na França
Título(s) alternativo(s): Evaluación de Ias políticas públicas en Francia

Evaluation of the public policies in France
Autor(es): Meldolesi, Nicoletta Stame
Resumo: Após um longo período de discussão sobre a reforma do Estado, a França, em 1990, implementou um sistema interdepartamental para a avaliação das políticas públicas. O aspecto interessante nesta reforma e o meio pelo qual um pequeno grupo de pessoas, de diferentes instituições e com experiências políticas distintas, convenceu-se da importância da avaliação das políticas públicas e se conscientizou dos diversos problemas relativos a esta questão. Finalmente, com uma atitude bipartidária, este grupo foi capaz de criar uma realidade que modifica profundamente o sistema legislativo, tanto no que se refere ao processo decisório quanto ao sistema de implementação das políticas. Neste trabalho, o autor descreve os passos do debate e os recursos das diferentes propostas que acabaram por se transformar no projeto de reforma e na sua implementação.

Tras un largo periodo de discusión sobre Ia reforma dei Estado, se implanto en Francia, en 1990, un sistema interdepartamental para Ia evaluación dc políticas públicas. El aspecto relevante de esa reforma es el hecho de que un pequeno grupo de personas, de diversas instituciones y de matices políticos distintos, se haya convencido de la importancia de la evaluación de Ias políticas públicas u se haya buscado tener conciencia de los diversos problemas relacionados a esta cuestión. En definitiva, este grupo, con una actitud bipartidaria, ha sido capaz de crear una realidad que modifica produndamente el sistema legislativo, tanto en Io que se refiere al proceso desisorio como al sistema de ejccución de Ias políticas públicas. En este trabajo, el autor descrive los pasos dei debate y los recursos de Ias diferentes propuestas que acabaron por transformarse en el projecto de reforma y en su puesta en marcha.

Following a decadc-long discussion on the State reform, in 1990, France implemented an interdepartmental system for the assessment of public policies. The interesting element on this reform is the way through which a small group of persons, coming from different institutional and political experiences, convinced himself of the importance of policy and made them aware of the different problems involved and was finally able, with a bipartisan attitude, to crate a reality which deeply modifies the legislativo system, both in the decision-making and in the implementation system.
Palavras-chave: França;  reforma do estado;  avaliação;  políticas públicas
Data: Jan-1996
Descrição física: Revista do Serviço Público - RSP, ano 47, v. 120, n. 1, p. 83-112

Número padronizado: v. 47, n. 1 (1996).
Observações/Notas: ISSN Impresso: 0034-9240

ISSN Eletrônico: 2357-8017
Tipo: Artigo
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/1/1736
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1991 a 2000

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1996 RSP ano.47 v.120 n.1 jan-abr p.83-112.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir