Title: Tecnocracia e democratização: os gestores públicos federais e as políticas econômicas e sociais pós-constituição de 1988
Authors: Guedes, André Teles
Publisher: Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 18 p.
Issue Date: 2010
metadata.dc.rights.holder: André Teles Guedes
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Comum
Classificação Temática: Administração Pública
Modernização. Reforma Administrativa
Abstract: Este artigo tem um caráter exploratório. É parte inicial de um estudo sobre a formação de elites no setor público brasileiro nas últimas décadas. Envolve breves exercícios de reconstrução histórica e problematização teórico-metodológica. Questiona em que medida as tendências de democratização política e modernização administrativa que se seguiram ao fim do Regime Militar no Brasil tiveram impactos sobre a composição, identidade e modos técnicos e políticos de atuação do alto funcionariado do poder executivo federal. Tem como alvo específico de análise a categoria dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, EPPGG, pela singularidade de seu formato e atribuições e por sua proximidade com os modelos mais recentes de reforma e racionalização administrativa. O texto foca as condições ligadas à criação e inserção dessa carreira no campo burocrático, mas tem a pretensão de, em um plano micro-sociológico, elucidar alguns aspectos relativos à socialização de decisores e formação de mandatos e circunscrições profissionais na área de gestão pública. Finaliza com algumas questões sobre dois cenários fundamentais: os Ministérios da Fazenda e da Educação, pela importância relativa de cada um deles na coordenação das políticas governamentais na área econômica e social, e pelos significativos contrastes organizacionais entre ambos.
Keywords: elites estatais;  carreira EPPGG;  gestão pública;  poder executivo federal
metadata.dc.description.additional: Texto publicado no DVD: EPPGG 25 anos a serviço da cidadania - 30 textos fundamentais sobre a Carreira EPPGG.
Artigo apresentado no II Seminário nacional sociologia e política, UFPR, Curitiba, 15 a 17 de setembro de 2010.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1725
Appears in Collections:Carreira EPPGG: Artigos


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.