Title: Estudos em gestão de pessoas no serviço público
Authors: Camões, Marizaura Reis de Souza (Organizadora)
Fonseca, Diogo Ribeiro da
Porto, Valéria
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/images//caderno37%20estudos%20em%20gest%C3%A3o%20de%20pessoas%20no%20servi%C3%A7o%20p%C3%BAblico.pdf
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Caderno
metadata.dc.description.physical: Caderno Enap, 37
Número de páginas: 143 p.
Issue Date: 2014
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão de Pessoas
Abstract: O Caderno reúne cinco artigos sobre temas centrais no atual contexto da gestão de pessoas, abordando técnicas de análise da força de trabalho, de gestão de políticas de capacitação e da saúde do trabalhador. Os textos apresentam reflexões e experiências de inovação em gestão de pessoas no serviço público. Apontam os avanços teóricos e práticos necessários para a sua efetiva modernização, no setor público brasileiro. O primeiro artigo traz uma análise dos conceitos de Recursos Humanos (RH) tradicional e estratégico, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), investigando como o RH é percebido pelos principais atores daquele órgão. O segundo trabalho retrata a experiência de uma agência reguladora, a Agência Nacional do Petróleo (ANP), no mapeamento de competências transversais de uma unidade técnica e o diagnóstico de suporte à aprendizagem pelos servidores da respectiva área. Já o terceiro texto apresenta um modelo de avaliação de eventos de capacitação. A técnica é aplicada a um curso estratégico do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), atestando o desempenho dos indivíduos no trabalho, entre outros fatores. O quarto artigo analisa a política de qualidade de vida de uma empresa pública, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) do Governo Federal. Por fim, o quinto trabalho investiga quais fatores organizacionais, relativos às características do trabalho e à satisfação dos servidores, se relacionam com a sua intenção de rotatividade. Os trabalhos selecionados constituem em exemplos de aplicação de técnicas de gestão e análise da força de trabalho. São provenientes de projetos de conclusão de curso de servidores participantes da segunda e da terceira edição do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público, realizado pela Enap.
Keywords: gestão de pessoas;  serviço público;  saúde do trabalhador;  competência transversal;  qualidade de vida no trabalho
metadata.dc.description.additional: Série monográfica: Cadernos ENAP, 37
Publicação periódica não-regular que visa divulgar relatórios de pesquisa e ensaios sobre temas voltados à gestão pública, relacionando estado e administração.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1519
Appears in Collections:Cadernos ENAP
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.