Title: Escolas de governo européias reformam o ensino e voltam-se à Europa
Authors: Asazu, Claudia
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/205/210
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v. 57, n. 3, p. 427-437
Issue Date: Jul-2006
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Escola de Governo
Abstract: As principais escolas nacionais de governo da Europa encontram-se hoje em processo de transformação. Nas agendas de mudança, ressaltam-se a “europeização” da formação e o reforço no ensino de liderança. É o caso da ENA – Ecole Nationale d’Administration, que oferece cursos de formação inicial e continuada aos servidores que compõem a chamada “alta função pública” da França. As críticas lançadas à tradicional escola – “francesa, parisiense, tecnocrática e elitista demais” – tiveram impacto no resultado da reforma. Um terço do período de formação inicial passou a ser dedicado ao estudo da Europa, o campus foi transferido de Paris a Strasbourg, a formação teórica é hoje alternada com a realização de estágios e os concursos passaram a ser abertos a um público não apenas puramente acadêmico.
Keywords: liderança;  escola de governo;  formação de servidor
Target Audience: Servidores públicos
Especialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamental
metadata.dc.description.additional: ISSN Impresso: 0034-9240
ISSN Eletrônico: 2357-8017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1402
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006 Vol.57,n.3 Reportagem.pdf166.61 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.