Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVale, Luciana Marques-
dc.date.accessioned2019-06-24T20:40:18Z-
dc.date.available2019-06-24T20:40:18Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4121-
dc.description.abstractCurso com o seguinte conteúdo: Cinco parâmetros da LIBRAS; Classificadores em LIBRAS; Semântica em LIBRAS; Gramática de LIBRAS: Diálogos; Alfabeto Manual; Saudações; Materiais de Expediente; Pronomes: pessoais, interrogativos, demonstrativos, possessivos e indefinidos; Advérbios: tempo, modo, frequência; tipos de frases; Tipos de Numerais: cardinais, ordinais, quantidade e valores monetários; Dias da semana; Verbos; Expressão facial e corporal; Relação Parentesco; Cores e tonalidades; Alimentos; Meios de Transportes; Meios de Comunicação; Adjetivos; Profissões; Sistematização dos Vocabulários; Hora e minutos, Operações Aritméticas; Palavras Antônimas; Animais; Estados do Brasil; Interpretação de frases em LIBRAS; Contextualizando da LIBRAS; Filme sobre a diversidade cultural surda.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.subjectgestão de pessoaspt_BR
dc.subjectcomunicaçãopt_BR
dc.subjectacessibilidadept_BR
dc.subjectinclusãopt_BR
dc.titleCurso Básico de Língua Brasileira de Sinais - LIBRASpt_BR
dc.typeApostilapt_BR
dc.typeApresentação/Slidespt_BR
dc.typeVídeo/Animação/Vídeoaulapt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.classificationGestão de Pessoaspt_BR
dc.description.additionalPara visualizar corretamente as apresentações em power point é necessário fazer o download de todos os vídeos.pt_BR
dc.educational.descriptionAo final do curso o participante será capaz de: - Reconhecer parâmetros, classificadores e a semântica em LIBRAS. - Utilizar de forma apropriada os fundamentos gramaticais de LIBRAS. - Utilizar o vocabulário básico e a estrutura de frases em LIBRAS para manter uma comunicação efetiva com deficientes auditivos.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores públicos federais, estaduais, distritais e municipais que atuem, preferencialmente, no atendimento ao público.pt_BR
dc.educational.contextA proposta desenhada tem como princípio de orientação básica o ensino teórico-aplicado e o protagonismo do aluno, ou seja, um processo de ensino-aprendizagem em que o participante é o principal agente de sua própria capacitação. De acordo com os referenciais educacionais da Enap, a metodologia de ensino não deve se restringir à ação cognitiva de apreensão de conteúdos, mas, sobretudo, a aplicação dos mesmos. A abordagem dos conteúdos deve privilegiar, além das exposições dialogadas e práticas em LIBRAS, discussões desenvolvidas a partir dos aprendizados na sala de aula; uso de dinâmicas que possibilitem aos participantes o uso da LIBRAS durante as aulas. As aulas serão desenvolvidas através de diálogos, onde o(a) aprendiz vivenciará situações comunicativas do cotidiano.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
dc.subject.ods04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:Programa: Gestão de Pessoas
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.