Title: Conexões emergentes
Authors: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Laboratório de Inovação em Governo (GNova)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apresentação/Slides
metadata.dc.description.physical: vários documentos
Issue Date: 2023
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão Pública
Inovação
Abstract: Em 2022, a ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), em parceria com o think tank Demos Helsinki, lançou o Conexões Emergentes, um programa de caráter experimental cujo objetivo principal era criar espaços não tradicionais para ousar novas formas de pensar e agir sobre o futuro no setor público. A iniciativa partiu da constatação de que pensar e agir em relação ao longo prazo é uma dificuldade no serviço público. Os problemas de hoje são muitos e urgentes, e gestores públicos naturalmente atuam em modo de resolução de problemas. Nesse contexto, faltam espaços e métodos para pensar o longo prazo de uma forma ousada. Cenários são histórias plausíveis sobre possíveis futuros alternativos. Criar cenários é essencialmente criar narrativas sobre como o futuro pode surgir. Um bom cenário é holístico, claro, polarizado e lógico, além de desafiar nosso pensamento. Um cenário envolve 1) um estado futuro e 2) uma descrição de uma cadeia de eventos. Juntos, eles mostram uma cadeia lógica de eventos que demonstram como os eventos futuros estão ligados.
Keywords: administração pública;  inovação;  método de ensino
metadata.dc.educational.context: Backcasting para descrição de cenários: Após a definição das variáveis, e descrição de cada um dos 4 estados futuros, é necessário contar as narrativas. Para isso, é comum utilizar o método de backcasting, isto é, um método para contar uma narrativa de trás para frente. Como este exercício é difícil e não natural, é importante eleger um responsável para garantir que o grupo esteja de fato indo de trás para frente. Quanto mais concreto e cheio de detalhes um cenário é, maior a sua capacidade de mobilizar atores para ação e gerar insights.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Inclui anexos
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7469
Appears in Collections:Projetos de Inovação do GNOVA
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Conexões Emergentes - Relatório Final (4).pdfRelatório final10.46 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Conexões Emergentes - Canvas para o Processo de Foresight.pdfAnexo 5: Canvas para o Processo de Foresight403.37 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.